Ford E-Truck: Um camião 100% elétrico. Mas há muito a evoluir.

A Ford aproveitou um evento no Parque das Nações, em Lisboa, na passada sexta-feira, para apresentar os seus planos para médio-longo prazo, ao mesmo tempo que também apresentou aquele que pode muito bem ser o futuro do transporte de mercadorias a uma escala mundial.

Sim, os carros elétricos são interessantes, mas… E os camiões? Também têm direito à eletrificação? Sim, têm! Porém, é uma missão bastante mais complicada.

Ford E-Truck: Um camião 100% elétrico. Mas há muito a evoluir.

Variante Diesel

Portanto, Ford Trucks, marca global da indústria de veículos comerciais pesados, desvendou as suas soluções para a transição energética a curto, médio e longo prazo, na passada sexta-feira, em Lisboa.

A marca assume compromisso de chegar a 2030 com 50% de veículos carbono zero. Uma meta que passa pela transição energética tendo como base a adoção do hidrogénio, e claro, as tão famosas baterias.

É aqui que entra o E-Truck, um camião 100% elétrico que deve chegar às estradas já e 2024. Mas, que muito honestamente, pode não ser o futuro deste mercado. A Ford continua com tudo em aberto, à espera de novas evoluções tecnológicas! Afinal de contas, além das baterias, existe um foco no hidrogénio, em combustíveis sintéticos, e até em combustíveis híbridos.

Porquê um foco tão disperso?

É muito simples. Apesar da viabilidade das baterias em veículos para o dia-a-dia, a coisa complica de forma bastante significativa no mundo dos veículos pesados. Existe um equilíbrio muito frágil entre o peso das baterias, e a autonomia que estas podem dar tendo em conta a potência, e todo o peso que o camião terá de levar do ponto A para o ponto B. Afinal, além das baterias, estes camiões terão de levar também muitas toneladas da mais variada carga.

É por isso que as primeiras versões do E-Truck da Ford apenas conseguem oferecer cerca de 300 quilómetros de autonomia (configuração de eixos 4×2 e 6×2). Porém, o carregamento até é bastante rápido, com a promessa de 75 minutos “ligado à ficha” para carregar as gigantescas e pesadas baterias (capacidade de bateria 392 kWh).

É exatamente por isso que este primeiro camião elétrico da Ford vai ter de ficar limitado a percursos mais curtos, deixando o “trabalho mais a sério” para as atuais alternativas a Diesel. A transição energética vai ser inegavelmente mais complicada neste campo. Porém, o foco da Ford Trucks é incrível, especialmente no desenvolvimento de tecnologias e soluções para alcançar os seus objetivos.

Entretanto, caso esteja interessado na coisa, o primeiro protótipo do E-Truck vai estar em exposição no showroom da Ford Trucks Portugal em Alverca durante o próximo mês.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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