No mundo automóvel, alcançar um desempenho ótimo não é apenas uma questão de velocidade, mas também de controlo. Entre os vários factores incluídos na manutenção da estabilidade e da velocidade de um automóvel, a força descendente desempenha um papel fundamental. Frequentemente associada a veículos de alto desempenho, a força descendente cola o automóvel à estrada, permitindo uma travagem, aceleração e curvas eficientes. Também conhecida como downforce é, na verdade, a ciência por detrás da velocidade máxima de muitos carros desportivos e de corrida.
O que é a força descendente de um automóvel
A downforce é uma carga vertical criada pelas peças aerodinâmicas de um automóvel. A carga vertical é encaminhada, dividida e direcionada de forma a empurrar o automóvel para baixo em direção à estrada, aumentando a estabilidade e a tração. Apesar da associação do downforce a uma maior agilidade, é igualmente benéfico quando conduz a uma velocidade baixa.
Os spoilers dos automóveis, as entradas de ar e outros componentes exteriores desempenham um papel importante na criação da força descendente.
Linhas aerodinâmicas que passam por cima de um automóvel
Na prática força o automóvel em direção à estrada, aumentando a tração e a estabilidade
Como funciona a força descendente do automóvel
O funcionamento da força aerodinâmica descendente do automóvel inclui normalmente todo o exterior. Entre todas as partes, as asas dianteiras e traseiras são os principais contribuintes. As asas são mais fáceis de ajustar, proporcionando diferentes níveis de força descendente. Eis como funciona a força descendente num automóvel.
A downforce funciona com base no “Princípio de Bernoulli”, que afirma que um aumento da velocidade de um fluido (neste caso, o ar) resulta numa diminuição da pressão. À medida que o ar flui sobre o automóvel, desloca-se mais rapidamente a partir da superfície superior, gerando uma pressão elevada e vice-versa. A diferença de pressão gera força descendente, pressionando o automóvel na direção da estrada.
Quando o automóvel avança, o ar entra pela frente e é direcionado para cima e para baixo do automóvel pelas asas dianteiras. Uma vez que o ar é dividido, a diferença de pressão gera uma força descendente conhecida como downforce do automóvel ou força descendente.
A asa dianteira, que normalmente gera cerca de 25 a 30% da força descendente total, foi especialmente concebida para manipular o fluxo de ar. Por outro lado, a parte inferior da carroçaria possui túneis ou difusores que estreitam e reduzem o fluxo de ar. Além disso, o spoiler traseiro permite que o fluxo de ar se expanda ao sair do automóvel, mantendo uma pressão baixa por baixo do automóvel.
Porque é que a força descendente do automóvel é importante
A força aerodinâmica descendente do automóvel é um elemento crítico para alcançar o desempenho ideal de um veículo. Quer esteja a conduzir um veículo convencional, um carro desportivo ou um supercarro, a força descendente é importante para todos. Para além da tração e da estabilidade, eis alguns outros papéis importantes desempenhados pela força descendente do automóvel.
Controlo melhorado do condutor
A downforce cria uma aderência aerodinâmica que aumenta a aderência mecânica criada pelos pneus do automóvel, pela suspensão e pelo peso do automóvel. Todas estas aderências combinadas melhoram o controlo, a agilidade e a manobrabilidade de um veículo, proporcionando um maior controlo aos condutores.
Desempenho melhorado
A força aerodinâmica descendente criada por diferentes peças do automóvel ajuda a acelerar mais rapidamente. De facto, a mais pequena alteração na força descendente do automóvel pode afetar significativamente o desempenho geral de um automóvel.
Vantagem em termos de maior agilidade
A estabilidade e a tração melhoradas criadas pela força descendente proporcionam aos condutores um melhor controlo do veículo a velocidades mais elevadas. Um melhor controlo a alta velocidade reflecte menos hipóteses de perder o controlo do veículo, o que pode ter consequências graves.
Segurança optimizada
Entretanto o aumento da força descendente está diretamente relacionado com a segurança de um veículo. Assim a eficiência dos veículos na travagem e nas curvas reduz as potenciais hipóteses de acidente que podem ocorrer devido à falta de controlo a velocidades mais elevadas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!