Folha de alumínio numa chave consegue impedir o roubo do carro?

Desde que a tecnologia sem fios existe as pessoas têm procurado formas de a manipular, seja para o bem, para o mal ou para fins práticos. Um dos exemplos mais comuns desta prática envolve a utilização de papel de alumínio, que teoricamente poderia ser utilizado para bloquear e redirecionar as ondas sem fios devido à sua constituição metálica. Por exemplo, há pessoas que conseguem focar o sinal de um router Wi-Fi numa determinada direção usando papel de alumínio. Mas e no que diz respeito às chaves do carro? Será que a folha de alumínio numa chave consegue impedir o roubo?

Folha de alumínio numa chave consegue impedir o roubo do carro?

Uma vez que estes truques com folha de alumínio parecem funcionar, há algo que muitas poucas levam também muito a sério. A segurança! Especificamente, a segurança para o comando sem fios do seu carro. Muitas pessoas afirmam que embrulhar o comando do seu carro num pedaço de folha de alumínio pode bloquear o sinal que produz, impedindo que os criminosos captem esse sinal para roubar o seu carro. Mas será que esta teoria é realmente válida?

Os porta-chaves dos automóveis funcionam utilizando duas tecnologias baseadas em rádio. Assim temos as ondas de rádio e um sistema de identificação por radiofrequência, ou RFID. Um porta-chaves sem fios tem o seu próprio sinal RFID único emparelhado com o seu automóvel. É assim que o comando pode enviar comandos remotos premindo um botão, como trancar as portas e acionar o alarme. No entanto, com o tipo certo de tecnologia (ou melhor, com o tipo errado de tecnologia), uma pessoa pode deitar a mão ao sinal RFID do seu comando e enviar um comando de desbloqueio para o seu automóvel. Depois, pode abrir as portas e seguir o seu caminho.

A teoria da folha de alumínio baseia-se na capacidade natural de um material metálico para bloquear e redirecionar ondas eletromagnéticas, incluindo ondas de rádio. Se embrulhar o seu porta-chaves em algumas folhas de papel de alumínio, especialmente em papel de alumínio muito grosso, o sinal RFID não conseguirá sair. Embora isso signifique que teria de retirar o porta-chaves da folha de alumínio sempre que o quisesse utilizar, também significa que um criminoso não seria capaz de intercetar e cooptar o seu sinal.

Mas será que funciona mesmo?

Será que embrulhar o seu comando em papel de alumínio faz realmente alguma coisa? A resposta é… nem por isso. Ao contrário da crença popular, a folha de alumínio não bloqueia completamente os sinais RFID, apenas os inibe. Torna muito mais difícil o sinal viajar, sim, mas ainda pode sair, o que significa que um criminoso ainda o pode apanhar. Para além disso, carros diferentes funcionam com tecnologias ligeiramente diferentes, cada uma com as suas próprias fraquezas. Por exemplo, os criminosos podem copiar o seu sinal para carros que abrem automaticamente quando o comando está próximo ou utilizar a amplificação do sinal para o captar mesmo através da película. As diferenças dependem em grande medida da marca e do modelo do seu automóvel, pelo que não existe uma solução única para todos.

Dito isto, se quiser mesmo isolar o sinal do seu comando, a melhor coisa a fazer é colocá-lo num recipiente de metal sólido.

Para além de tudo isto, a melhor coisa a fazer é lembrar-se das práticas básicas de segurança do seu carro. Não deixe nada de valor lá dentro, ative o alarme e, se possível, estacione-o num local fechado, como uma garagem.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também