O Firefox para Android foi sempre uma alternativa popular ao Chrome. De facto, já conta com mais de cem milhões de vezes na Play Store. Com a última atualização, o browser da Mozilla para Android recebeu alterações significativas no design. Tudo com o objetivo principal de tornar esta app mais rápida, segura e fácil de usar.
Firefox para Android sofre grande transformação! Experimente já
Num post colocado no blog oficial, a Mozilla revela que esta atualização se chama “Firefox Daylight”. Tudo porque “marca um novo começo” para o browser Android. A interface simplificada, que já não tem um botão Voltar visível (embora ainda esteja disponível), permite agora mover a barra de pesquisa para a parte inferior do smartphone. Isto é ótimo para quem tem um smartphone com um ecrã de grandes dimensões e pretende usá-lo apenas com uma mão. O Firefox para Android ganhou também a funcionalidade de picture-in-picture. Temos também a alternância simplificada entre os modos Claro e Escuro e um aumento geral no desempenho.
O Firefox para Android destaca-se por oferecer suporte para add-ons. Isto ao contrário do Chrome para Android. Esta característica também foi melhorada e permite personalizar ainda mais o browser. Assim pode instalar sistemas de gestão de passwords e de downloads. Para além disso, os separadores podem agora ser organizados em coleções, com o objetivo de tornar a sua experiência de navegação menos confusa.
Se quiser experimentar a nova versão pode descarregá-la aqui.
Esta é uma boa decisão por parte da Mozilla. Ainda assim parece que o update não está a agradar a todos. É que apesar dos esforços desta empresa para tornar o Firefox para Android mais acessível, as análises negativas de utilizadores insatisfeitos com as mudanças começaram a aparecer logo após a atualização. Algumas pessoas referem a repentina falta de suporte para certas extensões. Outras dizem que a atualização trouxe problemas de estabilidade.
O certo é que a Mozilla vai ter de continuar a apostar no Firefox. Decisão que tomou, sobretudo devido à pandemia de COVID-19.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!