Durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, os engenheiros da Mozilla revelaram que a empresa pretende aumentar o suporte do Firefox em sistemas operativos antigos e agora sem suporte, como o Windows 7, 8, 8.1 e macOS 10.12-10.14. A Mozilla não revelou nenhum prazo específico, mas agora, parece que temos mais informações sobre isso. Seja como for o que é importante é que vai poder correr o Firefox em sistemas operativos antigos até 2025.
Firefox tem um brinde para sistemas operativos antigos até 2025
De acordo com o site Firefox Release Calendar, o Firefox 115 ESR, a última versão do Firefox com suporte para Windows 7, 8 e 8.1, continuará a receber actualizações até 1 de abril de 2025. O Firefox 115.21 ESR está previsto para 4 de março de 2024. Isto significa que os utilizadores com versões antigas do Windows têm pelo menos mais sete meses de suporte do Firefox.
Inicialmente, a Mozilla pretendia abandonar o suporte ao Windows 7-8.1 em setembro de 2024. No entanto mudou os seus planos. Agora, a Mozilla oferece duas versões do ESR. Assim temos o 115 para sistemas operativos sem suporte e o 128 para Windows 10 e mais recentes. A remoção do suporte ao Windows 7 do Firefox 116 em diante permitiu que a Mozilla limpasse a base de código. Também que removesse o fardo de manter bibliotecas mais recentes que não suportam mais versões anteriores ao Windows 10. Ao mesmo tempo, a Mozilla diz que há um número suficiente de utilizadores do Firefox no Windows 7, o que justifica o suporte alargado:
“Continuar o suporte depois de outubro não vai ser fácil. Fazer backport de correcções de segurança já está a tornar-se cada vez mais doloroso devido à divergência que naturalmente acontece ao longo do tempo à medida que um ESR vai avançando no seu ciclo de vida, mas ainda há utilizadores suficientes que sentimos que valia a pena fazer isso, pelo menos por agora.
Mais informações em breve
Entretanto de acordo com um comentário de um engenheiro do Firefox, a Mozilla “espera ter mais comunicações oficiais sobre isto num futuro próximo”.
Lembro que a Microsoft, a Google e outros browsers deixaram de atualizar os seus navegadores em janeiro de 2023. O fim do suporte do Chromium no Windows 7, 8 e 8.1 forçou outros programadores, como a Valve e seu Steam, a pararem de atualizar o seu software também.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!