Find my Device: só tem de mudar isto para melhorar a deteção!

Há utilizadores do sistema do Find My Device ou Encontrar o meu Dispositivo em português do Android que se queixaram de problemas de desempenho com a deteção dos localizadores. Aparentemente, isto deve-se ao facto de a abordagem “agregação por defeito” dar prioridade à privacidade em detrimento do desempenho. A empresa está a defender esta decisão, mas também sugere que as pessoas definam a opção “Com rede em todas as áreas” para melhorar o desempenho e a precisão para todos. Ou seja, só tem de fazer uma alteração se sentir necessidade de melhorar a deteção no Find My Device!

Find my Device: só tem de mudar isto para melhorar a deteção!

A “agregação por defeito” da app Encontrar o meu dispositivo pode afetar o desempenho, mas é possível alterá-la

A rede Encontrar o meu dispositivo melhorada oferece quatro opções para gerir a sua participação. Os dispositivos são adicionados à rede três dias depois de o utilizador receber um e-mail de notificação. Existem também localizadores que forçam a agregação da rede em dispositivos que ainda estão offline. Dito isto, os dispositivos da rede não utilizam, por defeito, a definição que oferece o melhor desempenho. Isto deve-se ao facto de a abordagem de “agregação por defeito” da Google procurar dar ao utilizador mais controlo sobre a sua privacidade. Ou seja, o utilizador pode melhorar voluntariamente a funcionalidade nas definições de Encontrar o meu dispositivo.

A Google descreve a abordagem de “agregação por defeito” dizendo que “a rede Encontrar o meu dispositivo requer que vários dispositivos Android próximos detectem uma tag antes de comunicarem a sua localização ao proprietário da mesma”. Este comportamento corresponde à opção “Apenas com rede em áreas de tráfego intenso” nas definições da app Encontrar o meu dispositivo. A Google também está ciente de que esta abordagem pode ter um impacto negativo no desempenho. A página de suporte afirma que “isto pode, por vezes, afetar a deteção de localizadores Bluetooth, especialmente em áreas com pouco tráfego”.

Eis como corrigir problemas com a deteção de localizadores

Então, para resolver esse tipo de problema, a empresa recomenda alterar as configurações para “Com rede em todas as áreas”. Claro que a Google podia ter feito isto mas não o fez. A questão é que a empresa quer dar ao utilizador controlo sobre a sua privacidade. Com esta abordagem, o utilizador é quem decide se quer que o seu dispositivo participe na rede em qualquer área.

find my device melhorar

Por último, a empresa também afirma que o desempenho da rede Encontrar o meu dispositivo irá melhorar à medida que mais e mais utilizadores activarem a opção “Com rede em todas as áreas”. Mesmo para aqueles que mantêm a opção predefinida. Isto deve-se ao facto de as áreas de baixo tráfego serem gradualmente reduzidas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também