Nos últimos anos, muito se tem falado da neutralidade da Internet. Na passada quinta feira, nos Estados Unidos, as coisas evoluíram imenso com uma votação para acabar com a Neutralidade da Internet, regulamentação criada pela administração Obama, deixando milhões de pessoas a pensar no que irá acontecer no futuro.
Será o primeiro passo para acabar com a Internet como a conhecemos ?Afinal de contas os Estados Unidos são umas das potências mundiais com mais impacto na web.
Será este exemplo seguido na Europa, mais concretamente em Portugal ?
Os apoiantes da neutralidade receiam o que isto pode causar, visto isto poder abrir portas para que os ISPs comecem a cobrar por pacotes de conteúdos.
- ISPs – Internet Service Provider – Serviços que providenciam Internet aos consumidores, como a MEO, NOS, Cabovisão ou Vodafone em Portugal
Imaginem…
Um pacote de internet com acesso a YouTube, Google e Spotify, mas se quiser ir ao Facebook, terá de pagar mais 10€ p/mês, senão irá ter uma ligação mais lenta neste site por não fazer parte do “pacote”, podendo até encontrar o site bloqueado!
Uma autêntica caixa de pandora que temos nas nossas mãos.
Quem está a favor de acabar com esta regulamentação diz que estes medos não fazem sentido, que é um mercado livre, e que a concorrência não irá permitir que estes receios se tornem realidade.
Nota do Redator: Pessoalmente que já perdi um pouco da minha fé da humanidade, acho este ponto de vista muito optimista, basta olhar para o que os grandes estúdios de jogos como a EA andam a fazer num “mercado livre”.
A batalha continua nos Estados Unidos e no resto do Mundo
Apesar da votação para acabar com estas regras ter passado, parece que o assunto ainda não está encerrado para aqueles que querem manter uma Internet neutra, aberta e justa.
Visto que em Outubro, o presidente da FCC, Ajut Pai, apelidou esta regulamentação como uma “solução que não vai funcionar, para um problema que não existe”, favorecendo o regresso ao mercado menos regulado de outrora.
MNo entanto, a comissária Jessica Rosenworcel da FCC emitiu uma contra-declaração pedindo que continuem a lutar, avisando contra os perigos de retroceder os direitos da internet.
- FCC – Comissão Federal de Comunicações – Órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos.
Afinal de contas este processo ainda tem de chegar ao Congresso, que pode anular o resultado desta votação.
Como podem ver, nem dentro da própria FCC existe consenso…
E vocês, o que acham de tudo isto, será que iremos passar pelo mesmo por cá ?
Se quiser saber mais acerca deste assunto, visite este site
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!