Já não é novidade para ninguém que mais tarde ou mais cedo o fim da venda de novos modelos a combustão vai chegar. Afinal de contas, outros países já têm datas anunciadas para este mesmo propósito. No entanto, para reforçar ainda mais o fim destas motorizações, temos agora mais novidades para os lados da América.
Assim sendo, agora é oficial! 2035 é o ano final para a venda de novos carros a combustão no Canadá!
Portanto, desta vez a notícia inclui os carros ligeiros comerciais e também camiões leves. Ou seja, as bem reconhecidas pick-ups estão incluídas e nem a famosa Ford F-150 se safa. A “boa noticia” é que os veículos comerciais e pesados estão, de momento, fora desta restrição, algo que vai dar tempo valioso às fabricantes e às ademais empresas nesta mudança.
Data final ainda pode ser reduzida para 2025 ou 2030!
Ora bem, a intenção é mesmo colocar o ponto final neste campo. Ou seja, o Canadá vai começar a investir em muitas regulamentações que têm o objetivo de facilitar a mudança para as fabricantes. A intenção é que tudo esteja preparado antes da data de termino de vendas, sem haver demasiados compromissos indesejados.
O objetivo é chegar às 0 emissões de CO2 até 2050!
Ainda assim, não pense que a transição será fácil, é que muitas infraestruturas tem de se adaptar e evoluir imenso para conter os novos carros 100% elétricos. Estamos a falar de novas redes elétricas para os carregadores e até novas fabricas para produzir tamanha quantidade de baterias.
Curiosamente, gostava muito de saber em concreto o que acontece às baterias quando o carro chega ao fim de vida. No papel são recicladas, mas na realidade é isto que já está a acontecer?
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!