O fim do Windows 10 pode ter começado antes do previsto!

Já há muito tempo que está a chegar, mas podemos finalmente estar a ver os primeiros sinais de que o Windows 10 está a perder a sua liderança em relação ao Windows 11. Como a maioria dos proprietários de PCs já sabe, o Windows 10 perderá todo o suporte a partir do próximo ano, deixando milhões de pessoas que ainda utilizam este sistema operativo envelhecido expostos a ameaças não corrigidas e a bugs que destroem computadores portáteis. Outubro de 2025 é o prazo estabelecido para este fim de vida, mas apesar dos avisos intermináveis sobre o seu desaparecimento, milhões de pessoas continuam a tê-lo instalado e a utilizar os seus PCs. No entanto o fim do Windows 10 pode ter começado antes do previsto!

O fim do Windows 10 pode ter começado antes do previsto!

Na verdade, a maioria das estatísticas mostrou que o Windows 10 ainda domina quando se trata de números de utilizadores. No entanto isso pode finalmente estar a mudar. Novos números revelados pela equipa do Stat Counter mostram que, pela primeira vez, a diferença entre o Windows 10 e o Windows 11 está a diminuir.

Em abril de 2024, o Windows 10 tinha uma participação de 69,89% do mercado. Isto com o Windows 11 a registar apenas 26,19%. Tudo agora mudou com as estatísticas de junho a mostrarem que os utilizadores do Windows 10 caíram para 66 por cento com o Windows 11 até 29,75 por cento. Este é o valor mais alto desde o seu lançamento em 2021.

Claro, isso pode ser apenas um pontinho. Mas também pode mostrar que o esforço da Microsoft para empurrar as pessoas para o Windows 11 está finalmente a funcionar.

Se ainda estiver a utilizar o Windows 10, tem até outubro de 2025 para continuar a receber actualizações. Após esse período, terá de tomar medidas, com três opções disponíveis.

Em primeiro lugar, pode inscrever-se e pagar as Actualizações de Segurança Alargadas (ESU) que a Microsoft diz que irá oferecer durante três anos. O preço para o consumidor ainda não foi confirmado.

Se o seu PC for compatível com o Windows 11, pode atualizar o software gratuitamente. Se o seu PC não for compatível, infelizmente terá de comprar algo novo para manter as coisas seguras.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também