A Microsoft tem demasiadas aplicações do Outlook. Há o Outlook clássico (Win32), depois há o Mail e o Calendário (UWP e moderno) e agora temos o novo Outlook, que é um cliente de correio eletrónico baseado na Web. A Microsoft quer substituir todos os clientes Outlook existentes pela aplicação Web. Mas quando isto acontecer está preparado para o fim do Outlook que tem no seu PC?
Atenção! Prepare-se para o fim do Outlook que tem no seu PC!
O novo Outlook para Windows está em “pré-visualização”, mas em breve entrará na fase de “disponibilidade geral”, o que será um marco importante na sua adoção. Neste momento, o novo Outlook está na fase de “opt-in” ou pré-visualização, onde tem a opção de começar a utilizar a aplicação web em vez da aplicação clássica completa, activando o botão de alternância no canto superior direito.
O processo de migração como refere o site WindowsLatest.com está dividido nas seguintes fases: Opt-In, Disponibilidade Geral, Opt-Out e Cutover (migração forçada). Neste momento, ninguém está a ser forçado a mudar ainda, com ambas as opções disponíveis para todos, mas isso pode mudar em breve.
À medida que a Microsoft se aproxima da fase de ‘disponibilidade geral’, o novo Outlook acabará por entrar em “Opt-out”.
Na fase de auto-exclusão, o novo Outlook será a experiência predefinida para os novos clientes.
Esta fase de opt-out aplica-se apenas a “novos clientes”, aqueles que se inscreveram no Outlook e descarregaram a aplicação no Windows. Não se aplica aos clientes existentes que permanecerão na experiência clássica até à fase de “cutover”.
E quanto a datas?
A Microsoft revelou ao WindowsLatest que para já não vai forçar as pessoas a mudar. Atenção ao para já. E quanto a datas mais concretas já se sabe que o Outlook que tem no seu PC vai chegar ao fim mas só deixa de ser suportado em 2029.
No entanto a fase de cutover começa em 2025.
Antes disso o Outlook clássico vai deixar de receber novas funcionalidades à medida que o foco muda para o novo Outlook.
As fases de migração
Opt-Out: Em algum momento o utilizador pode optar por deixar de utilizar o novo Outlook se não gostar dele. Mas, mais uma vez, a Microsoft irá avisar toda a gente durante 12 meses antes de terem de mudar de vez.
Cutover: Eventualmente, a Microsoft irá transferir todos os utilizadores para o novo Outlook, quer gostem ou não. Isto não significa que a versão antiga deixará de estar disponível, uma vez que pode sempre voltar a mudar. Mas, mesmo nesta fase, a Microsoft terá dado aos utilizadores um aviso prévio de, pelo menos, 12 meses para se habituarem à ideia. Depois chega ao fim.
Entretanto é bom que a Microsoft melhore as coisas no Outlook Web. É que as pessoas não estão a adorar a nova versão. Aliás detestar é a palavra certa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!