A Microsoft levou muito a sério a questão de acabar com o Calendário e Correio que ainda estão a ser utilizados por milhares de pessoas. Tudo porque quer mesmo os utilizadores a mudarem para o novo Outlook baseado na Web. É algo que muitos não gostariam de fazer, até porque não morrem de amores pela nova versão. Seja como for não há outra hipótese. É que num documento de suporte a Microsoft confirmou que o Calendário e Correio deixarão de funcionar após 31 de dezembro de 2024.
Esta descoberta foi feita pelo site Windows Latest num documento de suporte. Nele a Microsoft revela que os utilizadores não serão capazes de enviar ou receber e-mails através da aplicação Calendário e Correio após 31 de dezembro de 2024. Nessa altura ser-lhe-á pedido que utilize o novo Outlook. No entanto, por alguma razão, a Microsoft afirma que continuará a ter a opção de abrir a aplicação Calendário e Correio, utilizando uma opção no novo Outlook > Definições > Geral > Acerca do Outlook.
É provável que se trate de uma opção “apenas para visualização”. Isto porque a Microsoft não está a eliminar a aplicação em si. Pode voltar para ver e-mails, rascunhos, contactos, etc., mas não poderá enviar ou receber e-mails. Ou seja basicamente deixa de servir para o que quer que seja. Daqui para a frente a oportunidade será aceitar o novo Outlook ou então utilizar um cliente de terceiros.
O Correio e o Calendário estão a transformar-se no Outlook
Os detalhes do “fim do suporte” são pouco claros, mas quando abrir as aplicações poderá já ver uma janela pop-up intitulada “Calendário e Correio” estão a tornar-se no “Outlook” com um ponto de exclamação.
Pode optar por abrir o novo Outlook ou recusar-se a fazê-lo com “Agora não” mas a segunda opção é inútil porque, quando abrir novamente o Calendário e Correio, será automaticamente redireccionado para o novo Outlook.
A partir daí, pode voltar à aplicação Calendário e Correio, desmarcando a opção “Novo Outlook”.
Os problemas do novo Outlook
O novo Outlook tem muitos problemas, mas a preocupação mais popular é o facto de não parecer “nativo” no Windows. Na prática estamos a utilizar o outlook.com dentro de um contentor do Microsoft Edge. Assim não tem um aspeto ou uma sensação tão nativa como o Calendário e Correio UWP ou o Outlook Clássico Win32.
Também ainda não funciona offline, mas a Microsoft está a trabalhar nessa funcionalidade, que provavelmente chegará a todos dentro de algumas semanas. Será que isso é suficiente para convencer as pessoas a experimentar o novo Outlook? Talvez não.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!