A Google revelou recentemente, que todas as extensões dentro do framework Manifest V2, vão deixar de funcionar em Janeiro de 2023, o que por sua vez, significa que a grande maioria dos adBlockers vão deixar de funcionar por completo, ou pelo menos, perder grande parte da sua eficiência.
E agora?
Fim do AdBlock no Google Chrome num futuro próximo!?
Portanto, as equipas de desenvolvimento não vão conseguir submeter novas extensões Manifest V2 na Chrome Web Store, a partir do dia 17 de Janeiro de 2022. Entretanto, as extensões já submetidas, vão ter um ano de carência, até Janeiro de 2023. A partir daí, o Chrome vai deixar de suportar este tipo de extensões.
Como já deve ter percebido, o Manifest V2 vai ser substituído pelo novo V3, que por sua vez, traz um novo foco na segurança do utilizador. Mas… Também parece um aproveitamento da Google! Visto que a grande maioria das receitas da gigante da pesquisa, vem diretamente dos anúncios publicitários na Internet.
Afinal de contas, o Manifest V3 não é uma simples atualização, que como a Google diz, “está focada na segurança”, visto que no campo dos adBlockers, muda mesmo as regras do jogo.
Porquê?
A Google perde muitos milhões de euros, devido ao uso de adBlockers, aliás, segundo alguns relatos, a gigante da pesquisa até paga ao maior AdBlocker da Internet (ADB Plus), para conseguir passar alguns anúncios através da política “Acceptable Ads”. Por isso, acaba por não ser uma surpresa gigantesca, ver a Google a mexer-se, de forma a meter mais e mais anúncios cá fora.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É fã das ferramentas de adBlock? Acha que a Google se está a aproveitar? Há outra maneira de mudar o “jogo”? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
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