A Microsoft vai deixar de vender cópias digitais do Windows 10 Home e Pro no seu website no final do mês. Esta é sem dúvida a primeira grande indicação de que a empresa vai desviar atenções deste sistema operativo que já tem sete anos. De facto, o conhecido site Tom’s Hardware detectou um aviso nas páginas oficiais do produto e revela que 31 de janeiro de 2023 será o último dia em que o Windows 10 estará à venda. Mas com o fim da linha para o Windows 10 o que acontece a quem não quiser ou não puder mudar?
É o fim da linha para o Windows 10! E quem não mudar?
Neste momento para além do site da Microsoft ainda é possível adquirir em várias lojas cópias legítimas do Windows 10. Entretanto este sistema operativo ainda vem instalado em vários computadores.
Dito isto, não é claro se a isenção de responsabilidade da Microsoft significa que deixará de fornecer novas licenças a estes retalhistas ou se os revendedores terão de deixar de vender o novo sistema operativo. Inclusivamente o que tiverem em stock.
Ou seja, na prática isto significa que se está a pensar comprar e descarregar o Windows 10 a partir do site da Microsoft já tem muito poucos dias para o fazer.
Esta é uma decisão estranha porque o sistema anterior ainda é muito popular
O Windows 10 nasceu em Julho de 2015. Entretanto o Windows 7 atingiu o fim de vida em 2020. Assim não é de admirar que o Windows 10 seja a versão mais utilizada da Microsoft.
De acordo com o GlobalStats StatCounter, em Dezembro de 2022, ele estava a funcionar em 67,95% dos sistemas Windows em todo o mundo. O Windows 11 tem uma taxa de utilização muito menor. Ou seja, só está em 16,97% dos computadores. Isto um ano e dois meses depois do lançamento.
E quem não quiser mudar ainda?
Apesar deste fim nas vendas para o Windows 10 nem tudo são más notícias. Isto porque as atualizações de segurança vão continuar a ser lançadas até 14 de Outubro de 2025.
O problema é que ainda há muitas razões para não se mudar
O Windows 10 corre em todo o lado
Uma delas é que ao contrário do Windows 11, o Windows 10 corre em todo o lado. Só para ter uma ideia, o novo sistema operativo necessita de um processador Intel de oitava geração ou AMD. Para além disso é necessário um chip TPM 2.0. Outro requisito é o arranque seguro.
Apesar de isto não parecer nada de extraordinário, ainda há muitas pessoas a correrem hardware que apesar de não ser propriamente antigo não suporta estas definições. Isto é algo a ter em conta de estiver a pensar escolher o Windows 11.
O Windows 11 ainda tem alguns bugs
O novo sistema operativo da Microsoft já tem algum tempo. Ou seja, isto significa que as coisas ainda não estão perfeitas e ainda existem muitas alterações em andamento. Para além disso existem ainda muitas incompatibilidades ao nível do hardware e software.
O Windows 11 é praticamente como o Windows 10
O Windows 11 não era suposto ser uma nova versão do Windows. De facto, todos pensavam que seria um grande update conhecido como Sun Valley. Por outras palavras, o Windows 11 é quase o Windows 10 com um novo tema por cima. É verdade que há novas funções, mas na realidade praticamente tudo o que encontramos no Windows 11 também está no Windows 10.
As melhores funções para jogos ainda estão no Windows 10
A Microsoft diz que o Windows 11 tem muitas funções para jogadores e de facto até os corre muito bem. No entanto, apesar de todo o marketing envolvido no novo sistema operativo, não há nada que falte no Windows 10. O HDR automático e a integração com a app XBOX, também está acessível no Windows 10. O DirectStorage que por enquanto ainda só estão no Windows 11 vai chegar em breve ao Windows 10.
Finalmente no que diz respeito ao desempenho, não há praticamente diferenças. É verdade que nas últimas versões do Windows 11, em alguns jogos, parece que ganhamos uma taxa de frames melhor. Mas isto é na maioria dos casos imperceptível.
O Windows 10 será suportado até 2025
A Microsoft vai continuar a suportar o Windows 10 até 2025. Ou seja, temos muito tempo para fazer a migração para o Windows 11. Assim, talvez seja boa ideia esperarmos que as cosias fiquem mais estáveis e que todas as funções cheguem.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!