Filme The Super Mario Bros tem um brinde que não quer!

Tenho mesmo muito cuidado. Isto porque os criminosos estão, mais uma vez, a visar os utilizadores que descarregam filmes ilegalmente e a infetar os seus dispositivos com malware. Desta vez, eles incorporaram um brinde, nomeadamente malware em downloads ilegais do filme The Super Mario Bros, de acordo com um novo post no blog da empresa de segurança ReasonLabs. Isto começou a acontecer desde o dia 30 de abril.

Filme The Super Mario Bros tem um brinde que não quer!

Como em campanhas semelhantes, o chamariz são cópias gratuitas e ilegais de The Super Mario Bros. Movie. Enquanto os utilizadores pensam que conseguiram descarregar o filme gratuitamente sem quaisquer consequências, um troiano chega ao seu computador juntamente com o filme.

A ReasonLabs afirma que o malware presente nesta nova campanha já foi utilizado mais de 150.000 vezes no passado para roubar dados e outras informações sensíveis. Embora chegue frequentemente juntamente com filmes pirateados, o malware também é distribuído com software pirateado.

Alerta vermelho para utilizadores do Chrome, chrome, aviso chrome, Google alerta Chrome

Uma vez descarregado para o sistema do utilizador, o malware instala uma extensão maliciosa utilizada para sequestrar o browser do utilizador. Para tal, concede a si próprio permissões sensíveis, permitindo-lhe assumir o controlo da barra de pesquisa predefinida do browser.

Embora possa parecer que nada mudou do ponto de vista do utilizador final, a extensão maliciosa pode recolher todo o tipo de informação sensível, incluindo o que procura, juntamente com quaisquer palavras-passe introduzidas no browser.

Esta extensão é ainda mais perigosa

Quando as extensões maliciosas acabam acidentalmente na Chrome Web Store, são rapidamente retiradas pela Google. No entanto, neste caso, a extensão maliciosa é, na verdade, uma extensão local, o que significa que a Google não tem controlo sobre ela. Em vez disso, cabe-lhe a si removê-la do seu computador.

Pode fazê-lo dando um clique no menu de três pontos no Chrome. Depois vá a Mais ferramentas e clique em Extensões. Isto mostrar-lhe-á uma lista de todas as extensões instaladas no seu browser. Dito isto pode remover qualquer uma que não se lembre de ter instalado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também