Depois de muitas críticas, e de um “leak” de uma versão inacabada do filme, muitos esperavam que Minecraft fosse um flop gigantesco nas salas de cinema, mas… Aconteceu o oposto!
Achavas que era impossível bater o sucesso do filme do Super Mario? A Warner Bros. e a Microsoft acabaram de mostrar que não.
O novo filme baseado no universo de Minecraft arrancou com tudo e teve a melhor estreia de sempre para uma adaptação de videojogo. Estamos a falar de 313 milhões de dólares no primeiro fim de semana.
Minecraft: o jogo indie que virou ouro em Hollywood
Segundo o The Hollywood Reporter, o filme rendeu 163 milhões nos EUA e 150 milhões no resto do mundo. Um total que destrona o anterior recorde de Super Mario Bros., que ficou nos 204 milhões.
Estamos a falar de uma estreia ao nível dos maiores blockbusters, mas com cubos e blocos de terra em vez de efeitos CGI ultra realistas. Incrível? Sim. Mas, apesar de toda a má fama, não é por acaso.
Minecraft é um dos jogos mais vendidos de sempre, e tem fãs de todas as idades. A Warner Bros. soube aproveitar isso na perfeição, com uma campanha promocional agressiva que inclui:
- Itens gratuitos inspirados no filme dentro do jogo
- Evento especial com capa exclusiva para quem completar missões
- Happy Meal no McDonald’s com brinquedos do filme
- Parceria com a Adidas
- Promoções em loja com a Walmart
Aliás, hoje em dia, Minecraft continua a ser o jogo mais lucrativo da história da Xbox, e curiosamente, até gera 4x mais receita na Nintendo Switch do que na própria plataforma da Microsoft.
Curioso, porque o sucesso do filme pode ainda impulsionar as vendas do jogo, tal como aconteceu com a série Fallout, que disparou vendas em todas as plataformas depois da estreia da série da Amazon.
Conclusão
Em suma, Minecraft não é só um jogo. É uma marca, é um fenómeno e agora… também é um sucesso de bilheteira. Se ainda tinhas dúvidas sobre o poder deste mundo de blocos, é melhor começares a olhar para ele com mais atenção.