Atenção! Se tem filhos com abono pode pagar menos de luz e gás!

Infelizmente as condições económicas estão a complicar-se e se pudermos poupar, onde quer que seja, vale a pena tentar. Parte do nosso ordenado e em muitos casos uma parte significativa vai para as despesas de luz e gás. No entanto, há várias pessoas a gastarem mais dinheiro do que deveriam. Isto porque não sabem que se tiverem um requisito onde várias pessoas estão incluídas podem poupar muito dinheiro. Na luz pelo facto de terem acesso à tarifa social e no gás uma vez que o Estado lançou um novo apoio. Afinal de contas todos queremos pagar menos luz e gás e um dos segredos é ter filhos com abono.

Atenção! Se tem filhos com abono pode pagar menos de luz e gás!

A tarifa social de eletricidade é um apoio social que consiste num desconto na tarifa de acesso às redes de eletricidade em baixa tensão normal. Este desconto é publicado anualmente através de Despacho do membro do Governo responsável pela área da energia. Mas se por um lado a eletricidade fica mais barata, temos também acesso a outros descontos. Pelo menos agora e na área do gás.

Embora não seja para todos, vai dar uma grande ajuda a todos os beneficiários da tarifa social de eletricidade. Quem estiver nestas condições então tem direito a um subsídio de 10 Euros por garrafa. Quando o orçamento mensal é curto isto é sem dúvida uma boa notícia! Entretanto lembro que o subsídio é por garrafa! Ou seja, não são dez Euros para o período de um mês.

botijas de gás, filhos abono luz
Photo by Teona Swift from Pexels

Quem pode ser abrangido por este apoio?

Há coisas que a maioria das pessoas calculam mas há outras informações que passam mais despercebidas.

Quem tiver filhos e tiver direito a abono de família então pode beneficiar deste desconto na electricidade e também beneficiar do desconto nas botijas de gás!

filhos abono luz, gás, pagar menos luz

Isto está explicado no site referente à tarifa social que pode ser consultado aqui.

Entretanto mesmo que não tenha há outras formas de aceder a estes descontos que nos tempos que correm são mesmo importantes.

Caso não tenha filhos com abono tem de ter um complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, prestações de desempenho, pensão social de invalidez e pensão social de velhice.

Lembro que para ter direito a esta tarifa social de eletricidade necessita de ter um contrato de fornecimento no nome do próprio. Neste caso estamos praticamente todos. A outra questão é que a potência contratada tem de ser igual ou inferior a 6,9 KVA. Escusado será dizer que a eletricidade tem de ser apenas para uso doméstico.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também