Tendo em conta que os Portugueses não andam a nadar em dinheiro, especialmente nestes últimos tempos em que tudo aumentou de forma quase absurda, muitas pessoas sentem a necessidade de rever custos no dia-a-dia, principalmente com pacotes de TV Net Voz, ou apenas no lado da rede móvel.
Isto é especialmente verdade depois da chegada da DIGI a Portugal, que veio mudar um pouco o paradigma com preços muito mais interessantes face ao que era o “normal”.
O problema é… A grande maioria dos consumidores estava “agarrado” a um periodos de fidelização longos quando a operadora Romena lançou o seu serviço na nossa região. Mas, já voltou a fazer contas?
Quanto custa rescindir com a sua operadora? Faça as contas!
Portanto, como já dissemos no passado, no mercado português, existem normalmente várias opções para os consumidores: que vão desde contratos sem fidelização, até contratos que vão até aos 24 meses de fidelização. (O mais normal são os 24 meses).
Por isso, se estiver fidelizado, e normalmente existe de facto muita pressão para renovar em Portugal de 24 em 24 meses de forma a manter os preços “mais baixos”, normalmente é necessário pagar uma indemnização à operadora.
Um pagamento que depende da seguinte fórmula:
- 12 meses ou mais -> 50% da mensalidade * mensalidades que faltam pagar
- 12 meses ou menos -> 30% da mensalidade * mensalidades que faltam pagar
Por exemplo, no meu caso, que pago 25€ pelo meu contrato de rede móvel 5G, e tenho a fidelização a terminar em Novembro de 2025. Apenas preciso de pagar cerca de 60€ para terminar o meu contrato e ficar livre para assinar uma outra operadora.
Assim, como pago 25€, ainda me faltam pagar 225€ até Novembro. Se pagar agora 60€, e optar por um tarifário de 7€ ilimitado até Novembro, pago apenas 123€ pelo mesmo exato serviço (no papel). Isto significa que poupo mais de 100€ até ao final do contrato. É dinheiro.