Caso não saiba, a tradição de fidelizar clientes no mundo das telecomunicações não acontece apenas no lado da Internet Fixa (fibra ótica ou cabo coaxial), nem sequer está limitada aos pacotes de serviços 3-play ou 4-play das operadoras Portuguesas.
De facto, pode ter um simples serviço móvel, a partir de um único cartão SIM, e ter os mesmos fatídicos 24 meses de fidelização no seu contrato.
- Nota: Isto acontece normalmente em tarifários pós-pagos. Os tarifários que tenham como base mensalidades ou semanadas não costumam ter fidelização em Portugal.
Dito tudo isto, nesta altura do campeonato em que a DIGI anda a abanar a forma como tudo funciona no mercado, temos vários Portugueses muito interessados em dar o salto para um dos novos tarifários ilimitados da empresa Romena.
Sendo exatamente aqui que descobri um detalhe muito interessante no meu próprio tarifário ilimitado pós-pago.
Fidelização às operadoras em Portugal: Cuidado com os truques!
Portanto, eu tenho um tarifário pós-pago com dados ilimitados que costuma ser pago via Débito Direto. Por isso, seria de esperar ter um qualquer período de fidelização. Como é óbvio, tenho, e é de 24 meses, tal e qual como todos os outros serviços das 3 grandes operadoras a atuar em Portugal.
O meu problema nem é esse, porque não me importo de esperar pelo segundo ano de fidelização, de forma a pagar 30% de cada mensalidade restante para terminar o contrato antes do tempo. Afinal, ao pagar cerca de 25€ por mês no meu atual tarifário ilimitado de rede móvel, ao passar para a DIGI (7€ ilimitado), vou ter uma poupança de 216€ ao longo destes 12 meses que ainda me falta de contrato.
Por isso, ao pagar 30% de 25€ (7.5€), ao longo dos 12 meses que faltam do contrato, teria de meter cerca de 90€ em cima da mesa. Ainda assim, ao pagar a indemnização, iria ter uma poupança de 42€ ao longo do ano. Isto já a contar com os 7€ mensais do tarifário ilimitado da DIGI.
Mas, não é assim que as coisas funcionam!
O meu tarifário ilimitado é 25€ por mês, porque estou a usufruir de um desconto de 20€ mensal. Desconto esse que dura a totalidade dos 24 meses de fidelização do contrato. Ou seja, o valor da minha mensalidade real é de 45€, e não 25€.
Por isso, o cálculo de cima não é válido.
Em vez disso, tenho de fazer 30% de 45€, e depois multiplicar por 12 meses. Ou seja, 13.5€ * 12 meses, que dá 162€. A partir deste cálculo, adicionando os 7€ mensais da DIGI durante os mesmos 12 meses (84€), acaba por não ser vantajoso mudar de operadora. Curioso não é?
Claro que, ao longo do tempo, é sempre boa ideia ir fazendo as contas para perceber quando é que valerá a pena dar o salto! Porque esta forma de fazer as coisas, é tudo menos amiga do consumidor, e da transparência que devia ser uma obrigatoriedade em todos os mercados.
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