Ficou mais difícil utilizar uma chave antiga no Windows 11!

A Microsoft está a retirar as atualizações gratuitas do Windows 7 e 8 para as versões mais recentes do Windows 11. Uma mensagem publicada pela Microsoft indica que a possibilidade para atualizar para o Windows 11 e 10 usando uma chave de produto para o Windows 7 acabou. Isto significa que já não pode utilizar essas chaves durante a configuração para ativar sua máquina com Windows 11.

Ficou mais difícil utilizar uma chave antiga no Windows 11!

Quando a Microsoft introduziu o Windows 10 em 2015, ela prometeu um caminho de atualização gratuita para o Windows 10 por apenas um ano. Entretanto essa oferta terminou em 29 de julho de 2016. Claro, nunca se tornou realmente impossível atualizar para o Windows 10 gratuitamente. Isto embora a Microsoft não tenha sido muito aberta sobre a possibilidade de isso acontecer após a oferta inicial como refere o XDA. Mesmo após o lançamento do Windows 11, o caminho de atualização permaneceu aberto, permitindo que qualquer pessoa com hardware compatível obtivesse a atualização.

Agora, esse caminho desapareceu, de acordo com o anúncio da Microsoft.

De acordo com o relatório do DeskModder, no momento da escrita, ainda é possível ativar uma instalação do Windows 11 versão 22H2 com uma chave de produto do Windows 7, mas isso não funciona na última compilação do Insider no canal Canary. Não está claro quando exatamente esse caminho de atualização desaparece das versões estáveis do sistema operativo.

O DeskModder também observa que a ativação de chaves de volume usando KMS também já não funciona. Assim o Windows só se ativa através de Scripts de Ativação da Microsoft (MAS). Estas alterações apenas afetam as novas atualizações, como é óbvio. Se já tiver utilizado uma chave para ativar o Windows 10 ou 11, permanecerá ativada. Além disso, o caminho de atualização do Windows 10 para o Windows 11 também continua aberto, pelo que esse caminho específico não será afetado. Dado que estes dois sistemas operativos têm muito em comum, é provável que seja sempre possível atualizar do Windows 10 para o 11. A atualização para o Windows 11 é basicamente como qualquer outra atualização de funcionalidades que o Windows 10 recebeu ao longo da sua vida útil, pelo que não existe um obstáculo tão grande como existia com o Windows 7 e 8.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também