Os ficheiros do Microsoft Office, nomeadamente Word, Excel ou PowerPoint podem conter imagens, vídeos e outros ficheiros incorporados. No entanto guardá-los não é sempre uma tarefa fácil. Felizmente, existe uma solução alternativa que se baseia num segredo dos ficheiros Office modernos.
Todos os ficheiros do Microsoft Office têm um segredo! Sabia?
O Microsoft Office 2007 e posteriores utilizam o formato Office Open XML para documentos, tais como .docx para o Word, o formato .pptx para o PowerPoint e .xlsx para o Excel. Existem também outras terminações de ficheiros para documentos ou modelos activados por macros. No entanto todos utilizam o mesmo formato de ficheiro geral. O mesmo formato é utilizado pelas aplicações Web e aplicações móveis do Office e pelo Google Docs quando exporta para o formato Office.
A parte interessante é que estes ficheiros do Office são apenas ficheiros .zip disfarçados. Pode descomprimi-los para ter acesso direto a todos os ficheiros e dados incorporados, incluindo imagens, vídeos, áudio ou outros conteúdos.
Por exemplo se quiser ter acesso a todos os ficheiros que estão dentro de um documento do Office pode alterar a extensão do ficheiro para ZIP. Depois pode utilizar uma app tanto no Windows como no Mac para descomprimir o ficheiro e ver oi que está la dentro.
O ficheiro descomprimido contém alguns ficheiros XML com o texto e outras informações sobre o mesmo.
Existe uma pasta principal, como “word” para ficheiros Word ou “ppt” para ficheiros PowerPoint, que, por sua vez, tem um diretório “media” com todos os ficheiros incorporados. Neste exemplo, todas as imagens do papel de parede e o vídeo estão na pasta media sob a pasta “ppt”.
O único senão é que os ficheiros multimédia não mantêm os seus nomes originais. Isto quando descomprimidos. Assim não será possível procurá-los pelo seu nome de ficheiro original. Entretanto para que tudo isto funcione lembro que os ficheiros têm de estar no formato Office 2007+ moderno. Ou seja, não nos formatos mais antigos, como .doc, .ppt ou .xls.
Mesmo com as limitações, este truque pode ser útil se precisar de obter imagens, vídeos e outros ficheiros incorporados de um documento do Office, especialmente em computadores sem as aplicações necessárias instaladas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!