Fotografia: sabe o que é um ficheiro de imagem PNG?

Se não está habituado a andanças gráficas então muitos dos nomes técnicos que acompanham os ficheiros de imagem podem causar alguma confusão. Se PNG é algo que não lhe diz nada, ou então não sabe ao certo que tipo de ficheiro de imagem é, vai já ficar a saber.  PNG significa Portable Network Graphics. Este tipo de ficheiro chegou como um melhoramento não patenteado dos ficheiros Graphic Interchange Format (GIF), oferecendo uma compressão sem perdas e uma visualização de cores muito mais impressionante.

Fotografia: sabe o que é um ficheiro de imagem PNG?

O especialista em TI, Oliver Fromme, propôs o nome PING para o formato de ficheiro, que mais tarde se tornaria PNG, derivado não oficialmente de “PING not GIF”. O aspeto “portátil” da extensão do ficheiro refere-se às capacidades de partilha digital dos ficheiros PNG.

Os formatos de ficheiro PNG utilizam-se para guardar, partilhar e apresentar imagens digitais de alta qualidade. São um tipo de ficheiro amplamente suportado e, por isso, podem ser visualizados em quase todos os programas, sites ou software de visualização de imagens. Programas populares como o Photoshop e o Illustrator permitem aos utilizadores guardar os seus ficheiros como PNGs, JPEGs e outros tipos de ficheiros, dependendo das suas necessidades.

Os ficheiros PNG são formatos de ficheiro de imagem que suportam compressão sem perdas. Isto significa que estes tipos de imagem são compilados utilizando pixéis, e não vectores, e que serão perdidos poucos dados durante o redimensionamento da imagem.

Estes tipos de imagem mantêm a sua qualidade original, independentemente do número de vezes que o ficheiro é editado ou redimensionado, o que os torna ideais para trabalhar com imagens digitais detalhadas.

Características dos ficheiros PNG

Os rápidos desenvolvimentos dos gráficos digitais e das resoluções de ecrã impulsionaram o desenvolvimento dos formatos de ficheiro PNG. Para além de serem uma evolução dos GIFs, estes ficheiros têm uma série de características únicas que os tornam especializados para utilização no espaço digital.

Compressão sem perdas

Os ficheiros PNG mantêm a sua qualidade de imagem, independentemente de múltiplas edições e redimensionamentos. Este aspeto distingue-os dos ficheiros JPEG, que frequentemente perdem mais informação durante o processo de compressão.

Espectro de cores completo

Uma seleção de amostras de cores, empilhadas umas sobre as outras, que vão do cinzento à cor total.

Os ficheiros PNG suportam milhões de cores, ao contrário dos GIFs que suportam apenas 256. Uma funcionalidade de correção de gama nos tipos de ficheiros PNG permite o ajuste do brilho e da cor, conforme exigido por diferentes fabricantes de software e ecrãs.

Isto significa que a imagem aparecerá ao espetador com as suas cores “verdadeiras” no ecrã, em vez de uma versão estranhamente digitalizada que parece mais brilhante ou mais saturada do que na realidade.

Suporte a transparência

Uma caraterística pela qual os arquivos PNG são conhecidos é sua compatibilidade com imagens transparentes. Os ficheiros PNG permitem ao utilizador partilhar, guardar e apresentar imagens com formas irregulares, evitando uma caixa branca que, de outra forma, apareceria à volta das extremidades do objeto.

Embora existam muitas formas de tornar o fundo de uma imagem transparente, esta terá de ser guardada como PNG para que o fundo permaneça invisível quando guardado ou partilhado.

Alta resolução

O algoritmo de compressão sem perdas, combinado com uma extensa exibição de cores e um grande tamanho de ficheiro, significa que as imagens PNG são incrivelmente detalhadas e de alta qualidade. Nenhum número de edições ou compressões irá deter a resolução destes ficheiros.

Para que são utilizados os ficheiros PNG?

As características listadas acima constituem um tipo de ficheiro de imagem ideal para utilização no espaço digital. O suporte de transparência permite que os resultados, tais como logótipos ou formas irregulares, sejam partilhados e importados facilmente sem um fundo branco que se destaque.

A funcionalidade sem perdas de um ficheiro PNG é ideal quando se trabalha com imagens ou informações complexas, frequentemente incluídas em gráficos ou quadros. Os dados importantes, quer sejam números ou escrita, ficam mesmo que o ficheiro global seja editado ou redimensionado.

A alta resolução e a formidável apresentação a cores dos ficheiros PNG também os torna adequados para imagens com detalhes complexos. Isto pode incluir pinturas ou ilustrações com linhas de arte, bem como fotografias e outros gráficos que exijam qualidade.

Vantagens

Para além das imagens transparentes e da compressão sem perdas, os ficheiros PNG também suportam qualquer grau de opacidade, o que significa que as secções da imagem podem ser transparentes numa escala de transparente a opaco.

Estes tipos de ficheiros oferecem imagens de alta qualidade com um espetro de cores completo. Para imagens digitais, quer se trate de editar, guardar ou partilhar, os ficheiros PNG são uma opção funcional e fiável.

Desvantagens

Para obter uma qualidade impressionante, prepare-se para sacrificar algum espaço de ficheiro. Os PNG requerem frequentemente mais espaço de memória devido à compressão das imagens num tamanho de ficheiro maior.

Além disso, a animação não é suportada, razão pela qual os GIFs continuam a ser populares quando se trata de imagens em movimento. Isto apesar da qualidade.

Finalmente, os tipos de ficheiros PNG não são práticos para qualquer trabalho de impressão. Estes ficheiros não suportam cores CMYK. Assim foram concebidos para apresentar belas imagens digitais utilizando formatos de cores RGB.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também