É algo que vai afetar mais utilizadores do que se pensa e deixar inclusivamente algumas pessoas em risco com o passar do tempo. Isto porque a Google já confirmou que milhões de PCs serão impedidos de descarregar a versão mais recente do Chrome. Isso pode significar que milhões precisam de comprar um novo dispositivo para se manterem seguros online. Dito isto, vamos dizer-lhe quais os utilizadores que vão ficar sem o Google Chrome e quais as razões.
Atenção! Estes utilizadores vão ficar sem o Google Chrome!
Esta novidade pode forçar muitas pessoas a atualizarem os computadores. Aliás faz lembrar o que aconteceu há alguns anos no mundo Apple quando determinadas versões do macOS ficarem sem novas versões do Chrome, Firefox e outros browsers.
Neste caso, a Google anunciou que a versão mais recente do Chrome, mais especificamente a 110, não estará disponível para pessoas que ainda utilizam o Windows 7 ou Windows 8. Isto significa que estes dispositivos passarão a estar muito mais vulneráveis a falhas e ataques. Para além disso com o passar do tempo e à medida que novas tecnologias vão sendo introduzidas também algumas páginas podem deixar de funcionar nas melhores condições.
Como sabe, o Chrome recebe novas funcionalidades e patches muito importantes que muitas vezes corrigem as chamadas falhas zero-day. Estes updates são essenciais porque fecham as portas a falhas exploradas ativamente pelos criminosos.
Com a Google a deixar de suportar atualizações do Chrome em algumas versões do Windows, é agora vital que os utilizadores considerem mudar de sistema operativo. Isto se quiserem manter-se seguros online.
Como a Google afirmou, o Chrome 109 é a última versão do Chrome que irá suportar o Windows 7, Windows 8/8.1, Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2.
O Chrome 110 (provisoriamente previsto para ser lançado a 7 de fevereiro de 2023) é a primeira versão do Chrome a requerer o Windows 10 ou posterior. Assim terá de garantir que o seu dispositivo está a executar o Windows 10 ou o 11 para continuar a receber futuras versões do Chrome.
Resumindo se está nestes sistemas operativos ou muda para o Windows 10 ou para o 11. Se quer mudar para o 11 mas a sua máquina não o suporta devido à questão do TPM e outros requisitos não há problema. Pode utilizar algo chamado Tiny11 e criar uma versão mais rápida e leve que não pede essas coisas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!