Não podemos dizer que as máquinas de lavar roupa sejam propriamente baratas. Assim temos de proteger o nosso investimento da melhor forma que conseguimos. É que afinal de contas ninguém quer andar a procurar este tipo de eletrodomésticos de dois em dois anos ou de ano a ano. O problema é que na maioria dos casos por desconhecimento acabamos por ficar expostos a situações complicadas. Assim tenha mesmo muita atenção porque se não faz isto vai ficar sem máquina de lavar roupa e isto pode acontecer mais cedo do que pensa.
Alerta: isto pode ser o fim da sua máquina de lavar!
As máquinas de lavar em certo ponto são como os automóveis. Não podemos limitar-nos a meter gasolina e andar uma vez que requerem sempre alguma manutenção. Ora com os eletrodomésticos passa-se exatamente a mesma coisa.
Assim se não tivermos alguns cuidados podemos ter de enfrentar muitos problemas!
Dito isto, vamos explicar-lhe o que tem de fazer para garantir que não fica sem a sua máquina de lavar.
De certeza que já reparou que na parte inferior da sua máquina de lavar roupa tem uma tampa.
Se a abrir deverá encontrar um pequeno tubo e uma abertura redonda fechada com uma tampa. É nessa abertura redonda que se encontra o filtro da máquina. No entanto não o deve abrir logo de imediato. Eventualmente e sobretudo quando o filtro está sujo é provável que fique água “mal cheirosa” acumulada na máquina. Ora é isso mesmo que tem de retirar antes de abrir a tampa.
Puxe para fora o tubo que se encontra no canto superior direito.
A seguir retire a tampa e coloque-o a despejar água para um recipiente.
Aguarde até que toda a água tenha saído e só aí pode voltar a colocar o tubo onde estava a rodar a tampa que permite abrir a porta onde está o filtro. Atenção que convém colocar uma toalha por baixo para recolher alguma água que ainda possa ter ficado retida.
Se não costuma fazer este processo verá que o filtro estará com um aspeto mutio semelhante à imagem que mostro abaixo.
A seguir passe o tubo por água quente e retire com ajuda dos dedos ou de uma escova toda a sujidade que lá estiver. Assim ficará com um filtro “novo”.
Com esse processo de limpeza concluído já poderá voltar a colocar o filtro na máquina.
Com que frequência é necessário realizar este processo?
As recomendações dos especialistas é que isto seja feito, pelo menos, quatro vezes por ano.