Atenção: Microsoft pode ferir de morte o Windows 11! 

Não passaram muitos dias desde que escrevemos na Leak acerca da chegada de mais publicidade ao Windows. Escusado será dizer que é algo que ninguém recebe de muito bom grado. No entanto parece que as novidades não ficam por aqui, o que é sem dúvida uma má notícia. As coisas têm corrido muito bem, mas a verdade é que com isto a Microsoft pode ferir de morte o Windows 11!

Atenção: Microsoft pode ferir de morte o Windows 11!

Foi numa das últimas publicações no Blog da Microsoft que este fabricante começou a levantar o véu acerca das novidades que tem preparadas para o menu Iniciar e não só. Na prática a gigante de Redmond referiu-se aos anúncios no menu Iniciar para se utilizar uma conta Microsoft. Lembro que isto não é algo de novo. De facto, a Microsoft já começou a experimentar as notificações OneDrive no Menu Iniciar no final de 2022 e modificou as mensagens desde então. Aliás uma das últimas novidades até chegou a mostrar um ícone de erro aos utilizadores de contas locais para aumentar ainda mais a pressão.

ferir o Windows 11

Algo muito visível nas versões de teste

É verdade que estes anúncios mais ou menos incomodativos são um dos riscos associados à execução de construções de desenvolvimento do sistema operativo Windows. A Microsoft vai experimentar coisas para ver como elas funcionam. Depois remove algumas antes do lançamento da próxima versão estável do sistema operativo.

Seja como for a Microsoft está motivada para convencer os utilizadores a utilizar uma conta Microsoft. Ao fazê-lo, ganha acesso aos dados e também opções para vender alguns dos seus produtos aos utilizadores. Várias adições de funcionalidades recentes são claramente dirigidas a esse objetivo.

Por exemplo, a aplicação Definições destaca agora o armazenamento OneDrive e os utilizadores do Outlook podem ter descoberto recentemente que já não podem enviar ou receber e-mails, uma vez que a Microsoft decidiu adicionar anexos de ficheiros do Outlook à quota de armazenamento do cliente. Para além disso, a Microsoft experimentou anúncios no Explorador de Ficheiros e mensagens promocionais noutros locais.

A empresa é rápida quando se trata de introduzir estas mensagens promocionais no Windows, mas muitas vezes não tão rápida quando se trata de dar aos utilizadores a opção de desativar essas mensagens.

O Windows 11 já tem várias opções que determinam se algumas das mensagens promocionais são exibidas ou não.

Muitos clientes do Windows desligaram-nas, quer manualmente ou usando ferramentas de privacidade, mas não existe uma configuração centralizada que lide com tudo. As promoções do Menu Iniciar, por exemplo, requerem uma nova Configuração, que ainda não existe.

Para além disso quando os utilizadores completarem os passos iniciais de configuração após a instalação do sistema operativo, irão notar que já não podem criar uma conta local facilmente. A Microsoft removeu a opção dos sistemas Home e Pro. Embora ainda existam opções para criar uma conta local no Windows, a maioria dos clientes desconhece-as e irá criar uma conta Microsoft em vez disso, uma vez que não têm opção de proceder de outra forma.

Existe também uma caixa de diálogo que a Microsoft introduziu no Windows 10. Ela pede aos clientes para selecionarem o país, criarem a primeira conta, fazerem algumas alterações de privacidade, e a Experiência de Boas Vindas, que promove certos produtos Microsoft. Esta última não inclui a opção de recusar, apenas de adiar. Se adiada, será mostrada uma e outra vez ao utilizador, a menos que a opção seja desligada na aplicação Definições.

Independentemente das versões Estável ou Beta do Windows, a Microsoft deve dar aos seus clientes opções simples para desligarem as funcionalidades indesejáveis do sistema operativo. Em muito caso não o são! Para além disso, a Microsoft tem mesmo de começar a filtrar com mais exatidão o que chega ou não ao Windows 11. Se começar a restringir algumas liberdades no Windows 11 e dar largas à publicidade pode mesmo ferir de morte este sistema operativo.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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