Há novidades no feed de subscrição do YouTube no seu telemóvel!

Se já passou algum tempo no YouTube, sabe que esta plataforma está sempre em constante mudança. Quer seja o novo design do ambiente de trabalho da semana passada ou a funcionalidade melhorada de picture-in-picture que apareceu na Europa recentemente, o YouTube está sempre a experimentar algo diferente. Agora há mais uma novidade no feed de subscrição do YouTube no seu telemóvel. Em vez de mostrar um feed sequencial de vídeos dos canais que subscreve, pode optar por ver os vídeos que o YouTube considera “Mais relevantes”.

Há novidades no feed de subscrição do YouTube no seu telemóvel!

Esta notícia vem diretamente da Google, que afirma que a nova funcionalidade está a chegar para uma “pequena percentagem” de espectadores. Se a sua conta for selecionada, haverá um botão ou avatar com a designação “Mais relevante”, no qual pode tocar para colocar o conteúdo dos canais que mais vê e com os quais mais interage no topo do seu feed. Por enquanto, esta é uma experiência totalmente opcional e o feed cronológico continuará a ser o padrão.

Por um lado, esta é uma mudança bem-vinda. Isto porque pode ser difícil separar o trigo do joio quando se trata de subscrições. Cancelo a subscrição mais tarde, e se o próximo vídeo for um sucesso? Por outro lado, o YouTube é péssimo a apresentar conteúdos de qualidade de pequenos criadores no seu feed principal. Assim tende a recomendar demasiado novos géneros que já vi uma vez.

Outra questão é o lento desaparecimento do feed cronológico em toda a internet. O Instagram, o Twitter, o LinkedIn e o Facebook removeram os seus feeds cronológicos como visualização predefinida, e todos eles estão em pior situação por causa disso. Muitos pequenos criadores do YouTube são ignorados por não corresponderem exatamente ao que o algoritmo está a promover nessa semana. Esta alteração ameaça fazê-los desaparecer por completo.

Para além disso, o YouTube tornou-se mais estereotipado nos últimos anos. Isto deve-se ao facto de o conteúdo se criar primeiro para o algoritmo e depois para o espectador. Se esta alteração chegar a toda a plataforma, poderá anunciar a chegada de conteúdos ainda mais estereotipados, concebidos para chegar ao topo do seu feed de subscrição em vez de o entreter.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também