Como deve imaginar, na Leak.pt, estamos constantemente a receber encomendas, tanto de dentro da Europa, como de fora da UE, mais concretamente da China, de forma a ter material para análise ou giveaway.
Sejam smartphones, earbuds, placas gráficas, kits de memória RAM, fontes, monitores, etc… Muito do equipamento que acaba na nossa categoria ‘Reviews’, tem de ser obviamente recolhido na fábrica ou armazém de cada fabricante, e entregue na nossa redação, por uma das muitas distribuidoras em funcionamento a nível global.
O problema é quando temos de lidar com os processos de Desalfandegamento de encomendas de muitas destas distribuidoras, como é o caso da DHL, da UPS, dos CTT, e claro, da Fedex.
Pois bem, meus amigos, vou contar a minha história com a Fedex (TNT) nos últimos tempos… Tem sido incrível!
- Nota do Redator: Não tenho qualquer problema com os estafetas que vão aparecendo aqui por casa, ou sequer com quem tem lidado comigo no suporte ao cliente, tanto por telefone como por e-mail. A equipa é de uma simpatia extrema, sempre prontos a ajudar. O problema está na empresa em si. Ou seja, na forma como os processos estão implementados.
Fedex (TNT) e a alfândega: Como é possível funcionar tão mal?
Portanto, normalmente, quando uma fabricante quer enviar alguma coisa para review, e a encomenda vem de fora da UE, tem de existir um óbvio processo de desalfandegamento, onde quem recebe tem de explicar o que está na embalagem, quanto custou, e qual é o seu propósito.
Até aqui tudo bem! No caso da DHL, e da UPS, o processo é extremamente simples, e quase 100% automatizado. Vamos ao site com o código da encomenda, fazemos upload da documentação, explicamos a situação e pronto… Feito!
Já no caso da Fedex… A confusão começa logo desde cedo!
Afinal, ora recebo SMS, ou recebo um e-mail, ou então recebo uma chamada, esta última, quase sempre posteriormente transformada num e-mail, para tentar clarificar a situação ao mais ínfimo detalhe.
Ainda assim, apesar de algumas complicações desnecessárias no início do processo, tudo avança bastante rápido! Explico o porquê de receber a encomenda, detalho que não foi uma compra, mas sim um exemplar (amostra) enviado para review pela fabricante em causa, que na maioria das vezes até tem de ser devolvido, e pronto, a coisa acaba por chegar cá a casa.
O problema é, enquanto a DHL e UPS avisam logo de eventuais encargos aduaneiros, pelos quais a fabricante não se responsabiliza. Aqui, eu decido se pago, ou se a encomenda volta para trás. No caso da Fedex… Não. A empresa não avisa absolutamente nada, e decide enviar uma fatura, passados 1~2 meses após a entrega da encomenda, sem qualquer descrição do pacote, de onde veio, e do porquê do pagamento requerido.
Imagine só! Fui de férias 15 dias, e quando voltei, tinha 3 cartas da Fedex, para pagar envios de encomendas, de coisas que não comprei, não encomendei, e na verdade, tal é a falta de detalhe, nem sei o que são.
Alguns dos produtos já nem estão comigo, visto que foram recolhidos… Pela própria Fedex! Veja o exemplo em baixo:
Vale ainda salientar que estas cartas de ‘PAYMENT REQUEST‘, afirmam que a conta tem de ser paga da forma mais rápida possível, para evitar problemas em tribunal. Sim, tenho uma conta para pagar, de uma coisa que não encomendei, que não sei o que é, já com ameaças jurídicas. Fantástico não é?
Isto não faz sentido para a distribuidora, não faz sentido para mim (o cliente), nem faz sentido para a equipa de suporte!
Como é que uma empresa entrega uma encomenda, quando existe uma dívida inerente a esta mesma entrega? Vai buscar o dinheiro depois? Quantas pessoas não pagam? Vai tudo para tribunal? Não faz sentido!
Imagine que alguém no mundo asiático não gosta de mim, e me envia um tijolo dentro de uma caixa, e avalia o envio em 1000€ ou 2000€, pela Fedex? Vou receber uma conta de 200 ou 300€ para pagar? Depois de já ter recebido a encomenda? Como assim?
O próprio senhor que me atendeu a chamada, extremamente simpático, e que se até riu um pouco comigo, no meio de toda a minha desgraça, admitiu que já ouviu esta história umas quantas vezes, e que não percebe o porquê de a Fedex ser a única a agir assim no mercado. Dizendo que mais valia ligar para a linha especializada nestes assuntos, algo que claro está, eu já tinha tentado fazer… O problema, é que na carta de ‘Payment Request’, o número está errado!
Entretanto, já tentei ligar umas quantas vezes para o novo número, disponibilizado pelo suporte, mas claro, existe um volume de chamadas demasiado alto. Um número que não está atualizado, e que pouca gente conhece, tem um volume demasiado alto de chamadas… Está certo!
Como é que vou resolver isto? Excelente pergunta! Ainda estou a analisar a situação, mas uma coisa é certa, comigo, isto só acontece com a Fedex.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!