Muitas pessoas estão a ter cada vez mais dificuldade em fechar a sua conta bancária. Isto ou por terem cartões ativos ou por lhes falarem de outras condições que nem sequer estavam presentes na altura em que a abriram. De facto, o Banco de Portugal está a receber várias queixas acerca disto. Como tal lançou um conjunto de boas práticas. Assim obriga os bancos a serem mais transparentes e rápidos quando os clientes pretendem acabar com a sua conta.
Há cada vez mais dificuldades para se fechar a conta bancária
Se quiser fechar a sua conta bancária de um momento para o outro verá que esta é uma tarefa mais complicada do que parece. É muito difícil fazê-lo através de qualquer app e mesmo ao balcão podem arranjar mim e uma complicações até que desista de o fazer, impedindo assim que mude de banco, a menos que queira estar a pagar comissões mensais ou anuais a duas instituições bancárias. No entanto, as coisas já estão a mudar, graças ao aviso publicado pelo Banco de Portugal.
Assim esta instituição definiu um conjunto de boas práticas que os bancos terão de cumprir. Tudo até ao início do próximo ano como destaca o jornal Eco.
Na prática e como diz o Banco de Portugal, “não se deverão impor, no momento do encerramento da conta, condições mais exigentes do que as impostas no momento de abertura”.
“Sempre que seja possível ultrapassar os motivos que impedem o encerramento da conta, as instituições devem diligenciar no sentido de permitir o exercício do direito de denúncia”.
Para já os bancos devem disponibilizar um formulário ao cliente para que o encerramento da conta seja um processo simples. Por outro lado, as próprias apps dos bancos devem disponibilizar uma área para este efeito.
Entretanto o Banco de Portugal diz ainda que “as comunicações (do banco com os clientes e vice-versa) devem ser realizadas em suporte duradouro e auditável. Para além disso devem ser arquivadas junto do respetivo processo em sistema”.
Resumindo, se o seu Banco se recusar a fechar a sua conta e arranjar vários argumentos que nem sequer estavam previstos inicialmente, fale deste aviso do Banco de Portugal e se já implementaram estas regras.