Android: o que deve saber antes de fazer uma reposição de fábrica

A reposição de fábrica é uma boa opção se estiver a tentar corrigir problemas de software no seu dispositivo Android ou se estiver a planear vendê-lo. No entanto, por vezes algumas pessoas que só querem o seu dispositivo a funcionar melhor, não sabem ao certo tudo o que podem perder. Assim vamos dizer-lhe o que deve fazer antes de fazer uma reposição de fábrica no seu smartphone Android.

Android: o que deve saber antes de fazer uma reposição de fábrica

Ao iniciar uma reposição de fábrica, o dispositivo Android volta a ter o aspeto que tinha quando o tirou da caixa. Para além do desgaste físico, todas as alterações efetuadas são revertidas. Isto inclui a eliminação de todas as aplicações, ficheiros multimédia, documentos, palavras-passe, contactos, mensagens e até definições do telefone.

padrão de desbloqueio, nas palavras-passe, smartphone Android sinais, segurança em dois passos

Embora possa pensar que a simples transferência dos seus dados para outro dispositivo seria suficiente para avançar com a reposição de fábrica, não é bem assim. Pode ainda perder dados de algumas aplicações que requerem uma cópia de segurança separada ou de um cartão SD encriptado que não tenha sido desencriptado. Caso não garanta que a reposição de fábrica é concluída com êxito, pode até acabar por corromper todo o sistema operativo do seu dispositivo Android.

A chave é saber o que uma reposição de fábrica remove, o que não remove e que ações deve tomar para a realizar com sucesso.

É o fim de todos os dados

A reposição de fábrica apaga todos os dados no armazenamento local do seu dispositivo Android para restaurar a sua forma original. Isso inclui:

  • Fotos, vídeos, arquivos de áudio (músicas e gravações de voz) e documentos.
  • Aplicações e respectivos dados armazenados em cache, como palavras-passe, preferências e transferências.
  • Contatos armazenados localmente, registos de chamadas e textos SMS – os contatos sincronizados com a sua Conta Google não se afetam.
  • As definições de acessibilidade específicas, as palavras-passe de Wi-Fi e as ligações de rede e Bluetooth do seu dispositivo Android.

sair do modo de segurança no Android, mudar para um smartphone Android, Android 14 conduz, recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

O Google Drive é a forma mais fácil e segura de efetuar cópias de segurança de tudo o que se encontra no seu dispositivo Android. Pode fazer cópias de segurança da maioria dos dados utilizando as funcionalidades de sincronização automática, enquanto os restantes terão de se carregar manualmente para o Drive. Não se esqueça de remover a sua Conta Google se for vender o seu dispositivo Android após a reposição. Isso irá desativar a funcionalidade FRP (Proteção contra reposição de fábrica), evitando que o novo proprietário tenha problemas de configuração do dispositivo.

Entretanto tenha em atenção que a maior parte das aplicações de redes sociais, como o Snapchat, o Instagram e o Facebook, não requerem qualquer cópia de segurança. Isto porque armazenam os seus dados (conversas, conteúdos partilhados e conteúdos capturados) nos respectivos servidores. No entanto, outras aplicações, como o WhatsApp, o Signal, algumas aplicações de notas, autenticação de dois factores, como o Microsoft Authenticator, e alguns jogos móveis requerem cópias de segurança manuais, uma vez que apenas armazenam dados localmente. Assim certifique-se de que faz uma cópia de segurança dos seus dados nessas aplicações para os restaurar com êxito após a reposição.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também