O Calendário Google é sem dúvida uma das aplicações mais úteis para a grande maioria dos utilizadores. Isto não é de estranhar. Afinal de contas com a vida de correria que temos atualmente precisamos mesmo de algo que não nos faça perder o foco. No entanto, na maioria dos casos, não a aproveitamos ao máximo e devíamos. É que esta app permite fazer muito mais do que à partida parece.
Embora o Calendário seja, obviamente, um produto Google, é compatível com muitas plataformas e sistemas operativos. Muitos utilizadores não conhecem a extensão das funções do Calendário Google no Android, mas os utilizadores do iPhone e do PC também podem beneficiar da alteração de várias definições. Assim vamos dizer-lhe cinco coisas que deve fazer no calendário Google.
Codifique os seus calendários por cores
É uma definição simples e que os utilizadores do Calendário da Google muitas vezes ignoram. No entanto pode codificar o seu calendário por cores! Quer pretenda criar vários dos seus próprios calendários ou partilhá-los com outras pessoas, o código de cores pode separar diferentes actividades, reuniões e eventos. Como o Calendário é muito visual, alterar as cores dos eventos e diferenciar os calendários é uma das formas mais simples de se manter organizado.
No seu browser pode alterar a cor primária de qualquer calendário tocando no ícone de opções (três pontos empilhados uns sobre os outros). A partir daí, selecionar uma cor é tão fácil como clicar nela. Num dispositivo iPhone ou Android, para alterar a cor de um calendário, tem de aceder às definições e selecionar o calendário pretendido e, em seguida, escolher o tipo de item de calendário que pretende recolorir. Para além de alterar as cores de diferentes calendários, também pode codificar por cores eventos específicos.
Personalize a sua vista
Outra definição simples no Calendário Google é a possibilidade de enquadrar a sua semana da forma mais conveniente. Por exemplo, a vista do seu calendário pode mostrar as actividades do seu dia por hora, a semana inteira, quatro dias da semana ou até um ano inteiro. Num browser, pode selecionar estas definições clicando no botão à direita do ícone Definições (mostrará a sua definição de calendário atual).
Para além de selecionar uma vista de calendário, também pode optar por mostrar ou ocultar fins-de-semana, mostrar ou ocultar horários de compromissos.
Separe os seus calendários
Criar calendários para coisas diferentes é uma óptima forma de se organizar. É boa ideia ter calendários separados para responsabilidades diferentes. Por defeito, quando cria uma Conta Google, tem automaticamente um calendário anexado ao seu perfil. A menos que o altere, esse é o seu calendário predefinido sempre que iniciar sessão no Google.
Para além de criar contas separadas, pode criar calendários adicionais na mesma Conta Google. No seu browser, aceda a Outros calendários (na secção Calendários principais) e clique no sinal de mais. Em seguida, selecione Criar novo calendário e repita as vezes que quiser.
Obtenha uma agenda diária
Aqui está algo que pode ser útil se estiver colado ao computador o dia todo. O Calendário Google envia-lhe uma agenda com os eventos de cada dia, se assim o desejar. Se tiver a aplicação no seu telemóvel, provavelmente não é difícil fazer o check-in ou definir lembretes para os seus eventos.
Para configurar uma agenda diária e obter uma lista dos eventos de cada dia enviada para a sua caixa de entrada, vá para o ícone Definições no seu calendário num browser e, em seguida, clique em Definições no menu pendente. A partir daí, desloque-se para baixo até Definições e escolha o nome do seu calendário. No menu que aparece à esquerda, selecione Outras notificações.
Na parte inferior deste menu, existe uma opção Agenda diária, onde pode escolher E-mail para receber essa agenda diária por correio. Aqui, também pode desativar outros alertas, se pretender receber notificações (ou não) de alterações de eventos, adições de novos eventos e eventos cancelados.
Ativar a verificação de disponibilidade
A Google tem algumas ferramentas interessantes para garantir que nunca faz uma marcação dupla de eventos ou escolhe uma hora que não se adequa à sua agenda. Existem algumas formas de permitir que o Google e outras pessoas verifiquem a sua disponibilidade.
Quando cria agendas de Compromissos, existe uma definição que pode selecionar para permitir que o Calendário Google faça referência cruzada aos seus outros calendários e evite datas e horas que tenham eventos existentes. Esta funcionalidade só está disponível para determinados planos; tente ativar a definição ou consulte o nível de subscrição do seu espaço de trabalho antes de utilizar esta funcionalidade.
Outra forma de verificar a disponibilidade é partilhar o seu calendário com outras pessoas. Para tal, aceda ao ícone Definições e selecione Definições. Escolha um calendário em Definições para os meus calendários e, em seguida, vá para Partilhar com pessoas ou grupos específicos. Aqui, pode partilhar o seu calendário com uma pessoa ou um grupo (como toda a sua empresa) e definir permissões para cada entidade.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!