Hoje em dia todos os smartphones são iguais. Antigamente o mundo dos smartphones Android ainda surpreendia com apostava em algumas características diferenciadoras, não só ao nível do design como de funcionalidades. No entanto tudo isto desapareceu com o tempo seja por falta de adesão ou porque a indústria seguiu outros caminhos. De tudo há cinco coisas que fazem falta nos smartphones Android.
Cinco coisas que fazem muita falta nos smartphones Android
Baterias Removíveis
Lembras-se de quando podíamos simplesmente tirar a tampa traseira e trocar a bateria do telemóvel num instante? Apesar de isto já não ser uma prioridade em 2025, dava muito jeito.
Hoje temos baterias maiores e carregamentos ultrarrápidos, e os fabricantes preferem baterias embutidas para conseguir designs mais finos e resistência à água (IP68, por exemplo). Mas a verdade é que ter a opção de trocar a bateria era sinónimo de durabilidade.
A substituição fácil da bateria ajudava a combater a obsolescência programada. Em vez de sermos forçados a trocar de telemóvel quando a bateria perde eficiência, podíamos simplesmente comprar uma nova.
Colunas Frontais com qualidade
Os smartphones evoluíram muito, mas o som ficou para trás. Antigamente a qualidade do som era outra e também havia espaço para isto. Hoje com os ecrãs a ocuparem quase toda a parte frontal dos aparelhos, já não há espaço para colunas decentes — mas será que não se consegue fazer melhor do que o que temos atualmente?
LEDs de Notificação
Hoje em dia, quase todos os telemóveis têm ecrãs sempre ativos (Always-On Display), mas nem sempre ajudam a evitar distrações. Antigamente, bastava um pequeno LED a piscar discretamente para sabermos se tínhamos mensagens ou chamadas por ver.
Alguns modelos até deixavam personalizar as cores: vermelho para emails, azul para SMS, branco para chamadas e amarelo para notificações das redes sociais. Era simples, eficaz e discreto. Hoje em dia tudo isso desapareceu.
Cartões MicroSD
Hoje em dia, se quer espaço para guardar tudo — fotos, vídeos, apps e jogos — tem de pagar. Os modelos topo de gama obrigam a escolher entre versões com mais armazenamento… e preços exorbitantes.
Era tão mais prático poder comprar um cartão microSD e duplicar o espaço de forma simples.
Tamanhos mais compactos
Porque é que os telemóveis têm de ser todos enormes? Parece que cada novo modelo cresce mais um bocadinho. Hoje em dia, se quiser um ecrã de qualidade, boas câmaras e desempenho de topo, tem de comprar um modelo gigante.