Ainda se lembra do que a Intel disse há alguns meses/anos, ao afirmar que a ‘Lei de Moore’ estava a morrer, por ser cada vez mais difícil seguir a tendência de miniaturização dos transístores necessária para o aumento de performance pretendido? Pois bem, a TSMC ouviu, riu, caiu no chão de tanto rir, e rapidamente começou a montar a sua fábrica focada no processo de 3nm.
- A Microsoft já veio comentar a alegada vantagem da PlayStation 5!
- Não consegue meter as mãos numa RTX 30? De quem é a culpa?
Farto dos processadores de 7nm e 5nm? TSMC já terminou as linhas para os 3nm!
Portanto, é evidente que a miniaturização dos processos de produção não representa um grande problema para a gigante dos semicondutores TSMC. Aliás, não seria parvo dizer que a TSMC é uma das últimas guerreiras focadas na velha lei, prova disso é o anúncio da empresa que os trabalhos de construção da sua nova fábrica que irá dar vida ao processo de 3nm já estão finalizados.
Assim, localizada no parque da ciência de Taiwan, perto de Tainan, a nova fábrica deverá começar a produção massa deste nó de nova geração algures em 2022, provavelmente na segunda metade do ano. E claro, ao que tudo indica, o primeiro cliente vai ser a Apple, que aparentemente já reservou grande parte da quota de produção.
Quanto ao aumento de performance, é esperado pelo menos um aumento de 70% na densidade, com um aumento de 30% na eficiência energética. O aumento de performance propriamente dito deverá ficar nos 15~20%.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Sabe qual é o componente mais caro do iPhone 12? Não é o SoC da TSMC!
O iPhone não é barato, nem nunca foi conhecido por ser um smartphone barato. Mas sabe quanto custa cada componente que lhe dá vida? Ou melhor, sabe quais são as grandes diferenças entre cada modelo, quando cada smartphone sai das linhas de produção? Se calhar ficava surpreendido.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!