Os faróis azuis são perigosos para outros condutores? 

No passado, ver luzes azuis num carro significava que a polícia queria a nossa atenção. Atualmente, alguns carros normais têm faróis que parecem brilhar com uma tonalidade azul. Os faróis LED mais recentes brilham mais do que as lâmpadas seladas mais antigas, mas uma nova tecnologia de faróis diferente é responsável pela tonalidade azulada. Mas será que estes faróis azuis são perigosos para outros condutores?

Muitos carros modernos utilizam a tecnologia de descarga de alta intensidade (HID) na construção dos seus faróis, o que resulta neste notável brilho azul. As luzes HID utilizam gás Xenon e um filamento fechado para produzir a sua luz. A classificação de temperatura destas luzes pode exceder 6000 na escala Kelvin, indicando uma temperatura mais fria. As luzes mais frias brilham a azul, enquanto as luzes mais quentes, como os faróis selados tradicionais, têm uma tonalidade mais neutra ou amarela.

Muitos condutores optam por faróis HID devido à sua maior duração em comparação com outras variedades de faróis. A tonalidade azul única também ajuda a dar a alguns carros um aspeto mais apelativo que certamente se destaca da multidão. Outros condutores podem achar que os faróis azuis são uma grande distração, mas será que os faróis HID são realmente mais perigosos do que os tipos de lâmpadas tradicionais?

Os nossos olhos processam a luz azul e branca de forma diferente. Isso torna os faróis azuis perigosos?

truques faróis do carro, WD-40 faróis, recuperar os faróis do carro, carro, importar, alemanha, mercedes, Bicarbonato de sódio e limão

Os faróis azuis podem certamente parecer uma distração quando vêm na sua direção ou brilham no seu espelho retrovisor. No entanto, pode ficar surpreendido por saber que não foi encontrada nenhuma ligação credível entre as cores dos faróis e os acidentes e, até à data, não existem restrições quanto à cor dos faróis fabricados.

Os faróis azuis podem distraí-lo devido à forma como processamos diferentes tonalidades de luz. Enquanto as lentes dos nossos olhos absorvem a maior parte da luz branca, a luz azul viaja diretamente para a parte de trás do nosso olho, causando distorção e fadiga ocular. O alinhamento também pode ser importante na forma como os faróis de um automóvel distraem os outros condutores.

Independentemente do tipo de faróis do seu carro, certifique-se de que estão apontados corretamente para evitar bater nos espelhos retrovisores dos outros carros. Tenha também em atenção a sua distância em relação aos outros condutores; isto pode reduzir a intensidade de qualquer encandeamento que os seus faróis possam estar a causar. Se as luzes de outro condutor que brilham no seu espelho o estiverem a incomodar, basta rodar a patilha na parte inferior do espelho para o colocar no modo noturno e reduzir o brilho.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também