Lembras-te de quando o Facebook servia para estar atento a tudo aquilo que os teus amigos andavam a fazer? Pois… São tempos que já lá vão.
Hoje em dia, entre vídeos de páginas aleatórias, reels de influencers que nunca ouviste falar e publicidade a produtos que nunca quiseste, a tua feed parece tudo menos “social”. Isto não é a grande razão pela qual o Facebook “morreu”, aliás, a mim parece-me mais uma forma de encher o feed dos utilizadores em tempos onde a atividade nunca foi tão baixa. Porém, como deve imaginar, não ajudou nada a manter a plataforma popular.
Mas agora, a Meta quer dar um passo atrás… No bom sentido.
É oficial: o feed de Amigos está de volta
A empresa de Zuckerberg vai lançar um novo separador “Amigos”, com o objetivo de recuperar a “magia” original do Facebook. Segundo a Meta, “ao longo dos anos, o Facebook evoluiu para responder às necessidades em mudança… mas a magia dos amigos perdeu-se pelo caminho.” E não é que têm razão?
A realidade é só uma, a alma da antiga maior rede social do planeta desapareceu. Pode ser que assim volte? Eu tenho as minhas dúvidas.
O que é isto?
Este novo separador vai mostrar tudo o que realmente interessa: publicações, histórias, reels e aniversários dos teus amigos. Basicamente, tudo o que te fez criar conta no Facebook em 2010.
Quando e onde?
O novo separador já está a ser lançado nos EUA e Canadá, com promessa de chegar a outros países em breve. Pode ser acedido na barra de navegação do feed principal, ou através dos Bookmarks.
Dito isto, se quiseres mesmo que volte a fazer parte do teu dia-a-dia, podes até fixá-lo na barra da aplicação. Basta ires a Definições > Privacidade > Barra de separadores > Amigos > Fixar. Fácil.
Mais nostalgia a caminho?
A Meta fala em trazer de volta mais “experiências OG” ao longo do ano. Já em 2024 deram novo destaque ao famoso “Poke”, e agora com este regresso ao feed de amigos, será que ainda vamos ver o Pet Society ou o Words with Friends de volta? Se isso acontecer, já só falta o FarmVille para fecharmos o ciclo.
Se a ideia é recuperar utilizadores que fugiram para o Instagram ou TikTok, esta jogada faz sentido. Mas será suficiente? Pessoalmente acredito que é demasiado tarde.