Facebook quer ressuscitar com IA. Vai ser a loucura!

A Meta é dona de algumas das redes sociais mais populares à face da terra, como é o caso do Facebook, e é também o caso do Instagram. Mas, enquanto o Instagram continua muito forte, a realidade é que o Facebook já perdeu grande parte do seu poderio.

Por isso, de forma a garantir que o mesmo não acontece com o Instagram, e também, de forma a tentar recuperar alguma vitalidade para o velho Facebook, a Meta quer fazer um autêntico all-in na Inteligência Artificial.

Facebook quer IA a preencher as lacunas. Vai ser a loucura!

facebook quer ia a preencher as lacunas. vai ser a loucura!

Portanto, a Meta quer criar personagens baseadas em IA, que por sua vez vão interagir com pessoas, e também com outras personagens criadas por IA. A ideia é estimular discussões, e assim puxar pelos utilizadores reais. No fundo, criar engajamento.

Ou seja, a meta quer que as suas redes sociais se transformem em espaços vivos com conteúdo, mesmo que esse conteúdo seja criado, e discutido, por bots baseados em Inteligência Artificial. Como é óbvio, a ideia é fazer com que os seus 3 mil milhões de utilizadores reais participem nestas mesmas discussões. Mas… Será isto uma boa ideia? Ou é o prego final no caixão do Facebook? Uma ideia um pouco à imagem daquilo que aconteceu com o Metaverso VR, que hoje em dia já ninguém se lembra que era uma “cena”.

Sim, é verdade que a grande maioria dos utilizadores de qualquer rede social já usa Inteligência Artificial para escrever, e até para editar imagens ou vídeos, para parecer que a sua vida é um pouco mais vistosa do que aquilo que a realidade apresenta no dia-a-dia.

Mas, falar com bots, ou ver bots a falar com outros bots… Isso vai ser só estranho. Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também