Facebook prepara o lançamento de colunas inteligentes

O Facebook está a preparar-se para lançar as suas próprias colunas inteligentes, uma área que está a gerar cada vez mais procura.

Segundo as informações que chegaram à Internet podem tratar-se de dois novos equipamentos que para já têm os nomes de código “Fiona” e “Aloha” e que deverão ser lançados já em julho deste ano.

O Aloha, que será a maior das colunas, deverá integrar um ecrã sensível ao toque de 15 polegadas para além do reconhecimento facial e vocal. No entanto, muito pouco se sabe acerca da Fiona, que supostamente terá um assistente de voz semelhante ao Siri.

Importa ainda salientar que a Aloha terá características sociais através do Facebook e do Messenger. Isto é algo fácil de adivinhar pela presença do ecrã sensível ao toque, câmara e suporte para chamadas de vídeo.

Segundo as informações conhecidas até agora, o ecrã será fabricado pela LG e ambas as unidades serão montadas pela empresa Pegatron. Em paralelo, o Facebook também já assinou acordos de licenciamento de música com a Sony e a Universal Music para o fornecimento de conteúdos.

Esta moda das colunas inteligentes foi iniciada pela Amazon quando este fabricante lançou a Amazon Echo no ano de 2015. Esta coluna foi a primeira disponibilizar um assistente de voz virtual que podia ser utilizado para controlar aparelhos inteligentes, bem como para executar várias tarefas.

A seguir à Amazon, a Google também decidiu entrar neste mercado em 2016 com o Google Home e integrou o assistente pessoal desta empresa. Uma das mais recentes entradas neste mercado foi a Apple com o recente lançamento do Apple Homepod.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também