O Facebook é uma plataforma que está a cair no abandono, porém, isso não significa que a equipa de desenvolvimento não tente refrescar um pouco o aspeto da app e website, para tentar manter os utilizadores interessados. O que aconteceu? Bem, a Meta tentou mudar o logótipo do Facebook, porém ao contrário daquilo que aconteceu com o X, que recebeu um logo completamente novo, que também mudou a sua identidade (Twitter -> X), a realidade é que muito provavelmente ninguém percebeu que o logo mudou.
Facebook mudou de logo. Mas ninguém percebeu
Meta has updated Facebook's logo for the first time since 2019
The differences are striking pic.twitter.com/PKEbTCEcNN
— Morning Brew ☕️ (@MorningBrew) September 21, 2023
Portanto, caso não saiba, o logo do Facebook já não sofria alterações desde 2019. Ainda assim, a mudança foi tão pouco significativa, que se calhar ninguém percebeu as diferenças.
A coisa fica ainda mais curiosa quando temos em conta que a Meta fez uma publicação com 1600 palavras para anunciar as diferenças. Foram utilizadas palavras como “arrojado”, “elétrico”, “eterno”. Mas… É o mesmo exato f dentro de um esquema azul, agora com menos mudanças de cor.
Entretanto, numa outra alteração que provavelmente ninguém vai perceber, a Meta também atualizou os emojis de reação. Mas, como já ninguém usa a plataforma, vai dar ao mesmo.
O Facebook ainda tem mais de 3 mil milhões de utilizadores ativos mensais, cerca de 38% da população mundial. Porém, o ritmo a que acrescenta novos utilizadores abrandou nos últimos tempos. A Meta espera que as preocupações com a privacidade em torno do TikTok e uma potencial proibição nos EUA da aplicação detida pela empresa chinesa aumentem os seus números. Mas… Não me parece. O Facebook está “morto”, e se a ideia é voltar a crescer, a plataforma terá de sofrer uma revolução grandita.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!