Desde 2016, que o Facebook Messenger tem uma função que para algumas pessoas era útil para não terem de estar a utilizar duas aplicações. No entanto isso vai mudar já a partir de Setembro. Veja se será afetado.
Facebook Messenger perde esta função em setembro
Os utilizadores que utilizam o Facebook Messenger, em vez da de mensagens da Google ou Samsung, para SMS e MMS estão a ser notificados sobre esta informação. Um artigo de suporte explica como “não será mais possível usar o Messenger para enviar e receber mensagens SMS enviadas via operador móvel quando atualizar a app a partir de 28 de setembro de 2023”.
Assim a Meta, dona do Facebook, direciona os utilizadores para a aplicação de mensagens predefinida do seu telemóvel. É exemplo disso a aplicação da Google.
Continuará a poder enviar e receber mensagens SMS através da sua rede móvel e aceder ao seu histórico de mensagens SMS através da nova aplicação de mensagens predefinida do seu telefone.
Para mudar, abra a aplicação Definições > Aplicações > Aplicações predefinidas > Aplicação SMS e escolha outro cliente.
O Facebook Messenger ofereceu suporte a SMS pela primeira vez em 2012, mas isso foi abandonado em 2013. Em 2016, o Facebook tentou novamente dar vida a esta função com as SMS mantidas em separado das comunicações baseadas na Web. Estes tópicos tinham como tema a cor púrpura (com outros a terem como padrão o azul).
Atualmente, os clientes de SMS de terceiros não são particularmente populares e não têm acesso ao RCS. A Google tornou o serviço de mensagens numa experiência Android de origem, enquanto as operadoras e os OEM adotaram predominantemente a aplicação Mensagens como padrão.
O Messenger é um serviço popular. Assim presume-se que um número não insignificante de pessoas utilizou a integração SMS/MMS para ter apenas uma aplicação de mensagens. No entanto, é provável que já não seja um objetivo fundamental para a empresa, especialmente tendo em conta que o WhatsApp é o outro grande serviço que mantém. A descontinuação é, em última análise, uma vitória para a Google e seus esforços contínuos de empurrar o RCS.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!