Se estiver descansado a utilizar o seu smartphone e receber uma mensagem através do Messenger que diz “vê o que encontrei” ignore-a de imediato e não clique por nada na ligação. Os especialistas em segurança lançaram o alerta para o regresso em força desta ameaça que até já foi detetada pela primeira vez no ano passado. No entanto, está agora mais poderosa e permite que acedam aos seus dados privados. Está a atacar de forma global e perfeitamente adaptada a todos os idiomas. Por esse motivo tenha mesmo cuidado com esta mensagem que chega via Facebook Messenger.
Como funciona esta mensagem perigosa que chega ao Facebook Messenger
De repente recebemos uma mensagem no Facebook Messenger que chega de um amigo nosso que já foi infetado com este esquema e que diz. Vê o que eu encontrei. Ora a nossa tendência normal é dar um clique e seguir essa ligação. No entanto, essa é a pior ideia de sempre!
Quando carregamos na ligação que vem nessa mensagem somos levados para uma página falsa do Facebook que não tem outro propósito senão recolher os nossos dados. Ou seja, parece que por algum motivo saímos desta desta rede social e temos de voltar a fazer login. Só que esta ameaça está tão bem feita que parece que estamos mesmo no Facebook. A questão é que não estamos. Assim que introduzimos o nosso nome de utilizador e password ela passa a estar na mão de outras pessoas.
Estas informações podem ser utilizadas para vários fins. Ou para investigarem os nossos dados pessoais ou então para instalarem malware. A outra questão é que quem é infectado envia mensagens para todos os contactos (amigos).
Não é a primeira vez que vemos um esquema deste género a fazer vítimas. De facto, recentemente andou outro a circular que nos perguntava se éramos nós num determinado vídeo.
De facto são bons chamarizes para levarem as pessoas a carregarem nas ligações. Afinal de contas se é algo sobre nós, queremos ir de imediato investigar. É por esse motivo que este esquema está a resultar tão bem.
Se receber alguma destas mensagens e como referi acima não há muito a fazer. É só apagar a mensagem.
E quem caiu neste esquema?
Calma que existe uma solução simples. Talvez a mais simples dadas as circunstâncias. Mude de imediato a palavra-passe do seu Facebook. Eventualmente também não será má ideia ativar a autenticação de dois fatores. É a melhor forma de manter tudo seguro.
A propósito o Facebook Messenger está disponível para Android aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!