Já ouviu a frase “Hoje em dia, o Facebook parece ser só pessoal mais velho. A plataforma perdeu a piada toda, e está a perder utilizadores para o TikTok e Instagram!”
Pois bem, a Meta, que é a empresa que manda em todo o Universo Facebook, partilha desta mesma opinião. Contudo, enquanto ver utilizadores fugir para o Instagram não é um problema, visto ser uma rede social dentro do mesmo ecossistema, vê-los fugir para o TikTok, ou para o renascido Snapchat, já representa alguns problemas a médio/longo prazo.
É exatamente por isto que o Facebook vai sofrer uma revolução! Onde vamos ver uma maior integração com os restantes serviços do ecossistema, ao mesmo tempo que retira alguma inspiração naquilo que o TikTok tem vindo a fazer no mundo das redes sociais.
Facebook está com medo do TikTok! Por isso, tem de mudar
Portanto, de forma muito resumida, Mark Zuckerberg quer ir atrás dos utilizadores mais jovens. Por isso mesmo, o Facebook vai aparecer de cara lavada, com muitas similaridades ao TikTok. O problema é que estas novidades podem cair mal junto do público mais velho, e mais habituado à forma como a rede social tem funcionado até aqui.
Em suma, esta jogada de mudança, é um all-in, que pode acabar por rebentar nas mãos da Meta, mais concretamente nas mãos de Mark Zuckerberg.
Afinal, todas as mudanças podem não agradar aos mais jovens, e ao mesmo tempo, podem acabar por afastar os utilizadores ainda fieis à plataforma.
O que vai mudar afinal?
Segundo a Meta, o Facebook vai ter agora um feed de notÃcias, separado por amigos, grupos, páginas, tudo organizado de forma cronológica. Claro que ainda vai ser possÃvel receber conteúdo personalizado pelo algoritmo do Facebook, mas se quiser estar mais atento ao que está a acontecer nos seus cÃrculos, as coisas vão aparecer mais arrumadas.
Contudo, este novo Feed vai dar prioridade a vÃdeos, de forma a simular uma experiência mais ‘TikTokiana’. Os vÃdeos vão ter em conta as suas preferências no Facebook, e também no Instagram.
Facebook não soube inovar, por isso, vai imitar!
Esta tem sido a estratégia de uma empresa grande demais para ser diferente, e que na verdade até tem resultado. Ou seja, se o Facebook não consegue vencer, a empresa tenta comprar os seus rivais. Se isso falha, a coisa fica ainda mais simples… Basta imitar as suas funcionalidades chave.
No entanto, tudo parece um pouco diferente agora… O TikTok parece ser uma plataforma mais difÃcil de conquistar. Afinal de contas, além de problemas para o Facebook, o TikTok também está a representar uma mudança de paradigma para a própria Google. Sabia que muita da pesquisa dos mais jovens, de lugares para visitar, ou para fazer refeições, é feita agora no TikTok, em vez de no Google?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto para uma revolução no Facebook? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!