A verdadeira face que inspirou o Pai Natal pode-se ver pela primeira vez em quase 1700 anos. Isto depois de os cientistas terem reconstruído a sua imagem a partir do seu crânio. São Nicolau de Myra foi um santo cristão primitivo cuja reputação de dar presentes inspirou a figura popular holandesa de Sinterklaas. Mais tarde tornou-se o Pai Natal. No entanto, nenhuma representação do homem por detrás do mito sobreviveu durante a sua vida. Dito isto, a maioria das representações do “Velho São Nicolau” datam de séculos após a sua morte em 343 d.C.
Agora, o seu rosto vivo pode-se ver pela primeira vez desde os tempos do Império Romano. Isto depois de especialistas terem reconstruído as suas feições usando o seu crânio.
O autor principal do novo estudo, afirmou que se tratava de um “rosto forte e gentil”. Disse também que era “curiosamente compatível” com o “rosto largo” descrito no poema de 1823, A Visit From St Nicholas, amplamente conhecido como “Twas The Night Before Christmas”.
O crânio tem uma aparência muito robusta, gerando um rosto forte.
Isto porque as suas dimensões no eixo horizontal são maiores do que a média.
Em vida, São Nicolau foi bispo de Myra, na atual Turquia.
Atribuem-se a este santo vários feitos. Por exemplo, o de salvar três raparigas da prostituição, pagando um dote a cada uma delas e permitindo-lhes casar.
Entretanto diz-se também que ressuscitou três crianças assassinadas por um talhante, que as tinha conservado em salmoura e tencionava vendê-las como carne de porco.
Inicialmente enterrados em Myra, os seus ossos passaram mais tarde para Bari, em Itália, onde permanecem até hoje.
Entretanto o Dr. Moraes, o Dr. Lira e o seu coautor, Thiago Beaini, publicaram o seu estudo na revista OrtogOnLineMag.
O que acha da verdadeira face do Pai Natal? Corresponde ao que imaginava?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!