Como deve saber, o Facebook está em guerra com a Apple! Tudo devido a uma nova funcionalidade do iOS 14.5, que chegou ao mercado no passado dia 26 de Abril, e vai custar muitos milhões a pelo menos uma das partes. Estamos a falar da possibilidade de desativar todo o rastreamento de apps como o Facebook e Instagram, o que claro está, traz todo um novo mundo de dificuldades para a gigante das redes sociais, que precisa dos dados dos utilizadores como precisa de pão para a boca.
É uma funcionalidade optativa, ou seja, pode permitir que as aplicações continuem a funcionar como sempre funcionaram. O problema para o Facebook, é que cerca de 96% dos utilizadores, decidiu não o fazer.
- Comprar PC já feito ou montar um peça a peça? (Em 2021)
- (Especial) Conhece os perigos das streams ilegais?
Facada gigante no Facebook! 96% do mundo iOS não ligou o tracking
Portanto, os dados preliminares apontam para que a grande maioria tenha optado por ficar fora do radar das aplicações e websites. Algo que está no centro da disputa entre o Facebook e a Apple, visto que a gigante das redes sociais até já ameaçou tornar as suas plataformas pagas, para quem decidir não ativar o rastreamento.
Aliás. o Facebook até está pronto a ir para tribunal, de forma a proteger os seus interesses. Mas o problema aqui nem é só do Facebook, mas sim de todos os modelos de negócio que dependem dos dados dos utilizadores de forma a fazer um melhor target com cada anúncio, e claro, fazer dinheiro.
Se por acaso decidiu ativar o rastreamento, mas já está arrependido? Pode ir às definições do seu aparelho iOS, privacidade, ir a monitorização e tratar rapidamente do assunto.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Quem é que tem razão no meio de tudo isto? O Facebook ou a Apple? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!