Não é novidade para ninguém que o mundo dos computadores já só tem os olhos postos nos mais rápidos, e menos complexos, SSD. Porém, se por ventura quisesse um HDD com uma capacidade de armazenamento incrível como disco principal no seu computador, não existiam grandes limitações além de alguma lentidão no carregamento de dados em alguns programas, nomeadamente jogos.
Bem… Não existiam! Porque agora já existem. O HDD é cada vez mais limitativo para os programadores, e por isso, vai começar a sair de cena. Pelo menos na forma como pensamos num “disco rígido” atualmente.
Faça um brinde aos HDD. Agora é só SSD!
Portanto, já temos vários estúdios a limitar a instalação dos seus projetos (jogos) em discos mecânicos. Sim, apesar da preferência do mercado, e de na verdade o SSD já ser o “padrão”. A realidade é que até aqui, nunca tínhamos visto developers a meter SSD como um requisito mínimo. Aconteceu com o jogo Starfield, que obriga ao uso de um SSD, e de pelo menos 125GB de capacidade disponível.
Entretanto, como deve imaginar, isto é apenas o início! Os estúdios já não estão limitados pela velha geração de consolas, e como tal, o SSD é agora uma obrigatoriedade, e não apenas “algo fixe” para se ter no PC. Aliás, com a evolução da tecnologia, e do software, não será de admirar ver mais e mais jogos, e potencialmente até programas ‘normais’, a requerer o uso de um SSD.
É curioso, mas o HDD é cada vez mais apenas algo para guardar “coisas”, e não para instalar programas, mesmo que estes não sejam essenciais.
Ainda tem um HDD no seu computador? Ou já só usa armazenamento SSD nas suas máquinas? Partilhe connosco a sua experiência na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!