Há algumas semanas atrás, explodiu uma controvérsia na indústria, relacionada com o facto de algumas fabricantes de SSDs andarem a trocar de componentes a meio do ciclo de vida dos seus produtos. Trocas essas que por vezes têm mesmo de acontecer, devido a faltas de stock e similares, mas que aparentemente também estão a acontecer para cortar alguns custos de produção, o que claro está, pode resultar em produtos com menos performance do que aquilo que seria de esperar.
Fabricantes de SSDs andam a mudar os produtos depois do lançamento?
Portanto, no meio de toda a controvérsia, temos a ADATA e o seu SSD XPG SX8200 Pro. Afinal de contas, os dados atuais confirmam que a empresa lançou várias configurações diferentes do mesmo SSD, com controladores diferentes, frequências diferentes e até chips de memória NAND diferentes.
Para ter noção, enquanto as primeiras unidades foram equipadas com o controlador Silicon Motion SM2262ENG a 650MHz (IMFT 64-layer NAND Flash). Outras unidades foram equipadas com o controlador Silicon Motion SM2262G a 575MHz.
A performance entre as duas versões do SSD não é igual, o que por sua vez meteu os fãs da marca a questionar o que afinal se passa aqui. Contudo, a ADATA já veio a público garantir que a performance está dentro da especificação do produto, e que por isso, os consumidores não têm que se preocupar.
Pois… O problema é que temos agora novos relatos a mencionar uma quebra de performance muito significativa. Visto que a ADATA voltou a mexer nos componentes do SSD. (Este SSD já tem 5 revisões no mercado, todas elas diferentes!)
Será uma prática corrente de várias fabricantes do mercado? Lançar um produto com uma performance ‘X’, mas ao longo do tempo começar a cortar nos custos? Será que também acontece na produção de outros componentes?
A confiança é algo difícil de conquistar, mas muito fácil de perder… A ADATA anda a brincar com o fogo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!