Se está atento à Leak.pt, sabe que a AMD já anunciou a sua gama de processadores de 7nm para o mercado ‘mobility’! Algo que entusiasmou vários entusiastas e especialistas, afinal de contas a arquitetura Zen 2 promete imenso no departamento da performance, e o processo de 7nm, também sugere uma eficiência nunca antes vista no mercado de portáteis.
Isto já para não falar no preço dos produtos da AMD, que apesar de rivalizarem com a Intel, são significativamente mais baratos! Ou seja… Portáteis potentes, mais eficientes e mais baratos? Win Win!
Contudo, parece que as coisas não estão a correr nada bem com a AMD, e com as relações com os OEM/OMDs…
A gama de produtos AMD 7nm ‘Mobility’ está a ser recusada pelos OEMs
Aparentemente, segundo o site wccftech, os novos chips de 7nm da AMD, para o mercado mobile, estão a encontrar alguma resistência na indústria… Aliás, alguns ODMs até já decidiram que não irão sequer tocar nestes chips, quando forem oficialmente lançados
Vamos então ver quem vai ou não suportar estes chips de 7nm da AMD…
Estes são os OEMs que já confirmaram alguns produtos baseados nestes chips:
- Acer
- ASUS
- HP
E estes são alguns OEMs/ODMs que aparentemente não vão suportar os 7nm da AMD:
- Tongfang
- Clevo
- MSI
Tanto a Clevo como a Tongfang são ODMs (Original Design Manufacturers), que desenham portáteis básicos, que normalmente são vendidos como ‘marca branca’ em grandes lojas como Walmart, Origin, CyberPower PC, etc…
Já a MSI, não precisa de qualquer introdução, visto ser uma das marcas gaming mais populares do mundo.
Mas a grande questão é… Qual é a razão para toda esta resistência?
Curiosamente, a decisão não tem nada a ver com a performance! Mas existe uma razão muito importante, o suporte!
Afinal de contas, tanto a NVIDIA como a Intel, oferecem suporte complementar, tanto a nível de assistência técnica como de marketing. Uma relação que sem qualquer tipo de dúvidas, permite uma poupança muito significativa no lançamento de um qualquer produto no mercado.
Infelizmente, a AMD ainda não tem a capacidade financeira, para fazer exatamente o mesmo que as suas rivais…
E por isso, as fabricantes estão com um certo medo de pegar num produto que ninguém sabe o sucesso que poderá ter no mercado. Isto enquanto marcas como a Intel e NVIDIA, vendem apenas e só pelo seu nome.
No fundo, quem perde é o consumidor, que além de ter menos escolha… Irá ter de pagar mais pelos produtos existentes no mercado, graças à falta de concorrência.