A Crise de Produção! Sim, vamos voltar a falar deste curioso fenómeno, que teima em não desaparecer das nossas vidas.
Afinal de contas, enquanto a indústria global continua a experienciar uma crise no mundo dos chips, ao não existir semicondutores para todos, esta mesma escassez fez com que as grandes responsáveis pelo desenvolvimento, produção e posterior distribuição destes mesmos chips, tenham alcançado lucros recorde!
Porquê? Com a escassez, e consequente maior procura por parte dos parceiros, as fabricantes de semicondutores aumentaram, e muito, os seus preços. Algo que claro está, poderá significar problemas graves, para os consumidores, nos próximos tempos.
As fabricantes de chips nunca fizeram tanto dinheiro como agora!
Portanto, a crise de produção fez com que as grandes produtoras de chip tenham aumentado as suas receitas em mais de 20%, relativamente ao ano passado. Assim, é esperado que dentro do top 10, as receitas anuais ultrapassem os 100 mil milhões de dólares.
Aliás, com a TSMC a ponderar um novo aumento, e sendo esta gigante responsável por mais de 55% da quota de mercado, é esperado que estes 100 mil milhões de dólares se transformem em mais ou menos 117.69 mil milhões de dólares até ao fim do ano.
As coisas devem começar a normalizar no próximo ano! Mas com tanto dinheiro à mistura, tudo é uma incógnita
À medida que as grandes da indústria começam a abrir novas linhas, e assim, a conseguir responder ao aumento de procura que a pandemia originou. É muito provável que as leis da concorrência de um mercado livre comecem a atuar. Especialmente agora que a Samsung anunciou estar a planear triplicar a sua produção, até 2026, de forma a começar a morder os calcanhares à TSMC.
No entanto, estas empresas cresceram de uma forma incrível nos últimos 2 anos, e tendo em conta o monopólio que a TSMC tem de momento. Não me admiraria nada que os preços se mantivessem altos, durante mais algum tempo, para aproveitar a onda.