A Apple parece estar muito confiante no seu próximo lançamento, especialmente tendo em conta que é esperado um aumento de preço muito significativo em toda a gama (100~200€), nomeadamente nas versões Pro. Sabe porquê? Porque a diferença de performance entre os novos iPhone 15 Pro e os topos de gama Android de nova geração vai ser significativa.
Como deve saber, a Apple conseguiu reservar a totalidade da produção das linhas de 3nm da TSMC para si. O que claro está, significa que tudo o resto continua “agarrado” aos 4nm.
É exatamente por isso que vamos ver algumas mudanças de estratégia no mundo Android. Aliás, já começámos a ver.
- LINK
Fabricantes Android com medo da Apple em 2023?
IMAGEM
Portanto, ao que tudo indica, a diferença de performance entre o iPhone 15 Pro (ou Pro Max) e um qualquer topo de gama Android de nova geração vai ser muito significativa, seja este um S24 Ultra, um Xiaomi 14 Ultra, ou o que quer que seja. O acesso aos 3nm vai voltar a criar um foço de performance entre os dois ecossistemas, sendo exatamente por isso que estamos a ver uma mudança de estratégia em algumas fabricantes chave no lado Android.
Aliás, até no lado dos processadores estamos a ver algumas mudanças de estratégia, como é o caso da MediaTek, que vai mudar completamente a forma como cria um SoC topo de gama, ao equipar os eu novo Dimensity 9300 com 4 super-núcleos, em vez de apenas um.
Além disso, estamos a ver várias fabricantes Android a apostar numa quase duplicação da memória RAM disponÃvel. O que parece uma jogada estranha… Mas pode ser uma boa forma de lutar contra o aumento de performance da Apple, que continua a apostar em “apenas” 6GB de memória na grande maioria dos seus aparelhos. Afinal de contas, a memória RAM mobile está ao preço da chuva! Sendo uma forma simples e barata de impressionar os consumidores, separar a nova geração dos aparelhos do ano passado, e claro, justificar os novos aumentos planeados para 2024. Porque sim, o mercado vai voltar a encarecer em 2024.
Tudo isto é extremamente curioso, porque enquanto a Apple parece extremamente confiante, e continua o iPhone como se este fosse um pãozinho quente. O lado Android parece estar a passar por um mau bocado.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!