Não há volta a dar, os processadores Exynos têm mau nome no mundo dos smartphones. Porém, a Samsung sabe que tem muito mais a ganhar com a utilização das suas próprias linhas, para concretizar os seus próprios designs, do que andar presa à Qualcomm e à sua parceira de produção TSMC.
Por isso, vamos ver cada vez mais chips Samsung a dar vida a tecnologia Samsung. Faz sentido, especialmente agora que a gigante Sul-Coreana parece estar a conseguir dar a volta à situação. Afinal, depois do Exynos 2400 se ter portado bastante bem em 2024, eis que o Exynos 2500 se prepara agora para chegar ao mercado tendo como base um processo de 3nm, muita e boa performance, inteligência artificial desenhada pela Google, e ao que tudo indica, maior eficiência energética face aos chips topo de gama da Qualcomm.
Uma boa surpresa!
Exynos 2500 pode vir a impressionar forte e feio!
Portanto, apesar do facto de tudo indica que a Samsung vai continuar a separar aparelhos por processadores Exynos e Snapdragon, a aposta nos Exynos vai aumentar de tom já em 2025.
A Qualcomm está a pedir cada vez mais dinheiro pelos seus produtos, e por isso mesmo, a Samsung começa a preferir desenhar processadores mais apontados às suas necessidades, em vez de pagar a terceiros por produtos generalistas. É exatamente por isso que os novos Exynos 2500 podem trazer algumas surpresas, como é o exemplo do processo de 3nm GAA da própria Samsung.
Aliás, ao que tudo indica, além de um NPU desenhado pela Google, o Exynos 2500 parece também apresentar melhores números tanto no lado do CPU, como também no lado do GPU ainda baseado em arquiteturas gráficas AMD Radeon.
Aliás, até no lado da eficiência energética temos vantagens, com a Samsung pronta a aproveitar esse facto, para aumentar ainda mais a frequência do SoC. Uma boa notÃcia! Visto que a exigência energética do novo Qualcomm Snapdragon 8 Gen4 parece estar a obrigar as fabricantes a aumentar o tamanho da sua bateria para 5500mAh!
Isto apenas e só para manter os números de autonomia atuais. Algo que vai resultar em mais peso, e provavelmente num tamanho fÃsico “maior” nos smartphones de nova geração (mais largo, mais grosso, mais alto).
Temos de esperar para ver o que vai acontecer. Mas parece cada vez mais certo que, quando o contrato acabar… A Samsung vai utilizar apenas as suas linhas de produção para equipar os seus smartphones Galaxy.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!