Se porventura for como eu, quando lê “Exynos“, uma parte da sua alma deve tremer de medo, ou de puro PTSD, tal foi a fraca performance desta gama de processadores nos últimos topos de gama da Samsung antes do lançamento dos Galaxy S23 de 2023.
Aliás, a própria Samsung admitiu que a coisa não estava a correr bem quando decidiu equipar todos os Galaxy S23 com processadores Qualcomm Snapdragon, em vez dos seus próprios Exynos.
Mas, agora que o regresso está 99% confirmado, faz todo o sentido começar a perceber o porquê! É o preço? É a teimosia da Samsung? Será que a relação entre a Samsung e a TSMC azedou?
Bem, existem muitas razões para o regresso destes processadores em 2024, curiosamente com o mesmo exato nome do passado. Mas a maior razão está no facto de a Samsung estar certa de que vai conseguir limpar a má imagem que o nome Exynos tem vindo a ganhar nos últimos anos, e até já sabemos porquê.
Exynos 2400 tem tudo para apagar a má imagem do passado!
Portanto, apesar de já sabermos muita coisa acerca da nova gama de smartphones Galaxy S24, a realidade é que ainda não temos muitos detalhes acerca do nível de performance e qualidade de uso no dia-a-dia que o Exynos 2400 pode vir a oferecer.
Na realidade, apenas sabemos que o GPU do novo SoC da Samsung é incrível, sendo obviamente ainda baseado numa arquitetura gráfica AMD, e pelos vistos deverá até ser mais rápido que o GPU do A17 Pro da Apple (iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max).
Além disto, é esperado que a Samsung se foque forte e feio na eficiência energética e dissipação de calor. Uma excelente notícia, porque o problema do Exynos 990 e Exynos 2200 nunca foi o seu potencial de performance! Mas sim o facto de oferecem um nível de performance inconsistente devido ao sobreaquecimento exagerado.
É esperado que o S24 Ultra venha equipado com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen3. Isto enquanto as restantes versões (S24 e S24+) aparecem com um Exynos 2400.
Uma estratégia estranha! Que passa obviamente a mensagem de que o processador da Samsung continua um pouco aquém da concorrência… Mas, será isso realmente importante se a experiência de utilização for incrível?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!