Exynos 2200 é oficial. E agora Samsung? É para lançar?

Finalmente! A Samsung anunciou o seu novo SoC, feito em parceria com a AMD, depois de alguns dias de atraso. Assim, o muito esperado Exynos 2200 é oficial, trazendo consigo várias capacidades inovadoras, nomeadamente na componente do processamento gráfico, ao adotar a arquitetura AMD Radeon RDNA 2, que já é tão bem conhecida no mundo das consolas de nova geração e placas gráficas.

Vamos descobrir o que temos de novo?

Exynos 2200 é oficial. E agora Samsung? É para lançar?

Portanto, o novo SoC Exynos 2200 é o novo processador mobile da Samsung para smartphones. É um ‘system-on-a-chip’ capaz de incluir um GPU baseado na arquitetura RDNA 2 da AMD, o que claro está, traz várias funcionalidades muito interessantes para cima da mesa, onde temos de destacar, o Ray Tracing em tempo real.

Este processador é fruto de uma parceria primeiramente anunciada em 2019. Aliás, caso já não se lembre, a AMD confirmou no ano passado, que o próximo SoC topo de gama da Samsung já seria fruto desta mesma parceria. Entretanto, a Samsung começou a fazer ‘teases’ para um anúncio no dia 11 de Janeiro, mas por alguma razão, apenas agora, dia 18, tudo foi anunciado.

Quanto ao processador em si, estamos a falar de um SoC baseado no processo de 4nm EUV da Samsung, com núcleos de processamento Armv9 num design Big.Medium.Little, ou seja, temos um núcleo super poderoso na forma do Cortex-X2, três núcleos intermédios Cortex-A710, e por fim, quatro núcleos Cortex-A510 focados na eficiência energética. A acompanhar tudo isto, o CPU tem ainda uma arquitetura ISP desenhada para suportar sensores de imagem capazes de chegar até aos 200MP. (A Samsung já tem um sensor de 200MP a postos!)

Na parte gráfica, como dissemos em cima, temos um GPU RNDA 2, que a Samsung chama de ‘Xclipse’.

Galaxy S22 equipado com o Exynos 2200?

Faria todo o sentido! Mas nos últimos tempos, a mensagem que tem chegado é que apesar de todas as suas capacidades, o Exynos 2200 não está pronto para lutar ‘mano-a-mano’ com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, ou o novo MediaTek Dimensity. (Tudo devido a problemas nas linhas de produção, que posteriormente resultaram em problemas no campo da temperatura de operação.)

Mas hey… Os rumores e ‘leaks’ podem não ter razão de ser. Basta esperar-mos mais um pouco para ver o que sai daqui.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também