O último ano tem sido cheio de ‘leaks’ e rumores acerca daquilo que sairia da parceria entre a Samsung e a AMD, que antes de mais nada, deveria resultar num SoC capaz de pegar em núcleos de processamento Arm super poderosos, ao mesmo tempo que também contaria com um GPU baseado na arquitetura RDNA 2 da AMD, a mesma exata arquitetura que dá vidas às consoas de nova geração.
Em suma, o melhor de dois mundos, e muito provavelmente, um ponto de revolução para os smartphones Android da Samsung. Mas… Aparentemente… Não!
Exynos 2200: Afinal… A performance é uma desilusão!?
Portanto, antes de mais nada, tenho de dizer que achei imediatamente estranho ver os primeiros ‘leaks’ e rumores acerca do Galaxy S22 Ultra, a mencionar o uso do SoC topo de gama da Qualcomm para 2022 (Snapdragon 8 Gen1), em toda a gama, e de forma curiosa, na grande maioria das regiões.
Foi algo que passou logo a ideia de que algo de muito errado aconteceu durante o período de desenvolvimento. Que afinal, o casamento entre a Samsung e a AMD não correu assim tão bem quanto isso, pelo menos nestes primeiros tempos.
Bem, aparentemente, a Samsung vai apostar no mais recente SoC Qualcomm Snapdragon, porque o seu Exynos 2200 ainda não está pronto para o horário nobre!
⭕️Exclusive news
After Samsung cooperated with AMD
The performance and speed of the processor increased significantly Exynos 2200🤩
💥CPU Evolution 5%
💥GPU Evolution 17%
💥A very big development in artificial intelligence NBU 117%
Samsung never Stop Amazing with #GalaxyS22Ultra pic.twitter.com/ICrlTqgh4J— Ahmed Qwaider (@AhmedQwaider888) December 27, 2021
Afinal de contas, depois do grande aumento de performance do Exynos 2100 relativamente ao velho Exynos 990 (+30% no CPU e +40% no GPU), o processador que deveria mudar tudo para a Samsung, o Exynos 2200, fica por um aumento de performance no CPU de apenas 5%, e pelos vistos, apenas 17% no GPU. Curiosamente, ao nível do NPU (IA), o aumento foi de 117%.
Como deve imaginar, ainda é cedo para ter certezas, e estes números podem ser na verdade de uma unidade de teste, muito longe da sua performance final. Mas claro está, para mim, onde há fumo, é quase certo que exista algum tipo de fogo. Ainda assim, segundo as mais recentes informações, é muito provável que a gama Galaxy S22 Europeia seja baseada neste SoC Exynos 2200, ao contrário daquilo que alguns rumores faziam transparecer há algumas semanas atrás.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!